Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo e MST divergem

Adriano Gaieski / ABr - 25 de maio de 2004 - 13:57

Terminou com divergência de números a reunião de quase quatro horas entre representantes do Movimento Sem Terra(MST) e os ministros Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, José Dirceu, da Casa Civil e Luiz Dulce secretário geral da Presidência da República.

Durante o encontro foi distribuído uma Balanço de Execução da Reforma Agrária, mostrando que de janeiro a maio 29.317 novas famílias tiveram acesso a terra. João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST contestou a informação dizendo que na avaliação do Movimento, até agora foi assentado um número inferior a oito mil famílias. “Há uma divergência significativa de famílias que foram assentadas”. Ele também manifestou a preocupação com as liberações de créditos, dizendo que as “famílias não têm conseguido acessar o crédito do Pronaf, há uma limitação muito grande em função da burocracia nos bancos e estamos pedindo que o Governo crie novos instrumentos para que as famílias possam acessar o crédito". Para ele isto tem de acontecer até o mês de junho para garantir que os assentamento sejam beneficiados no Plano Safra.

O ministro Rossetto rebateu as críticas de João Paulo Rodrigues, que não opinião dele está desinformado. “Todos os nossos dados estão absolutamente abertos e revelam enorme esforço do Governo e do Incra, no sentido de assegurar todo o Plano Nacional de Reforma Agrária”. O ministro reafirmou a garantia de 30 mil famílias assentadas, ou com Programas de Assentamentos criados, “por tanto com terra. Estamos em processo final de assentamento e estamos trabalhando fortemente para cumprir todas as nossas metas e, mais do que isto, apresentamos um conjunto de dados que demonstra todo o cumprimento do Governo do Plano Nacional de Reforma Agrária”. Isto não diz respeito apenas aos assentamentos, mas sua qualificação, ampliação de recursos para a assistência técnica, discutindo crédito produtivo para estimulo a agroindústria e a produção associativada”.

Apesar da reclamação inicial, João Paulo Rodrigues reafirmou sua confiança que o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai cumprir suas metas para a reforma agrária e se comprometeu de que o MST irá colaborar. Ele apenas demonstrou preocupação de que a greve do Incra possa atrapalhar. O ministro Rossetto também se disse preocupado, embora reconheça a ligitimidade na pauta de revindicações, mas que estão sendo sendo tomadas medidas pelo Governo “e não há razão para a continuidade da greve”.

SIGA-NOS NO Google News