Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/11/2011 16:33

Governo e entidades promovem Semana da Consciência Negra

Notícias MS/Tereza da Penha

O projeto “Parabólica Palmares” tem como objetivo a capacitação de Instituições Privadas ou Públicas que tratem da temática afro-brasileira no que tange à elaboração de projetos, participações em editais, solicitações de patrocínios e gerenciamento de verbas para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a inclusão racial e social. O evento que faz parte das atividades da Semana da Consciência Negra no Estado (em prol ao dia 20 de novembro) começou ontem (7) e encerra hoje (8), às 12 horas, no Museu da Imagem e do Som de MS (MIS), na Capital.

O projeto é uma realização da Fundação Cultural Palmares (FCP), em parceria com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. “A Fundação Palmares é um órgão que representa a cultura negra no Brasil e o governo federal está com atenção voltada para nosso Estado. Isso é importante”, disse a coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir), Raimunda Luzia de Brito, que participa de oficinas e debates sobre o assunto hoje (8), no MIS. “O evento é muito importante porque dá visibilidade ao povo negro do nosso Estado”, destacou a coordenadora da Cppir/MS.

De acordo com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto Parabólica Palmares é uma das ações desenvolvidas para celebrar em novembro a cultura afro-brasileira. O mês contará com os projetos Encanto com a Leitura (contação de histórias) e Espaço da Poesia voltados exclusivamente para a celebração da consciência negra, além de concurso de beleza e palestras no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

A abertura do evento contou com a participação do diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Cultural Palmares, Martvs das Chagas e do presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo Ferreira Calheiros, que falou qual é a função da FCMS na valorização e preservação da cultura afro-brasileira no Estado.



Vinte de novembro



A comemoração do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. O dia homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)