Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo e entidades promovem Semana da Consciência Negra

Notícias MS/Tereza da Penha - 08 de novembro de 2011 - 16:33

O projeto “Parabólica Palmares” tem como objetivo a capacitação de Instituições Privadas ou Públicas que tratem da temática afro-brasileira no que tange à elaboração de projetos, participações em editais, solicitações de patrocínios e gerenciamento de verbas para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a inclusão racial e social. O evento que faz parte das atividades da Semana da Consciência Negra no Estado (em prol ao dia 20 de novembro) começou ontem (7) e encerra hoje (8), às 12 horas, no Museu da Imagem e do Som de MS (MIS), na Capital.

O projeto é uma realização da Fundação Cultural Palmares (FCP), em parceria com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. “A Fundação Palmares é um órgão que representa a cultura negra no Brasil e o governo federal está com atenção voltada para nosso Estado. Isso é importante”, disse a coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir), Raimunda Luzia de Brito, que participa de oficinas e debates sobre o assunto hoje (8), no MIS. “O evento é muito importante porque dá visibilidade ao povo negro do nosso Estado”, destacou a coordenadora da Cppir/MS.

De acordo com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto Parabólica Palmares é uma das ações desenvolvidas para celebrar em novembro a cultura afro-brasileira. O mês contará com os projetos Encanto com a Leitura (contação de histórias) e Espaço da Poesia voltados exclusivamente para a celebração da consciência negra, além de concurso de beleza e palestras no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

A abertura do evento contou com a participação do diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Cultural Palmares, Martvs das Chagas e do presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo Ferreira Calheiros, que falou qual é a função da FCMS na valorização e preservação da cultura afro-brasileira no Estado.



Vinte de novembro



A comemoração do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. O dia homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas.

SIGA-NOS NO Google News