Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo do Rio oferece conexão sem fio gratuita

TeleTime News - 02 de dezembro de 2009 - 06:26

O governo do estado do Rio de Janeiro inaugura nesta quarta-feira, 3, a primeira fase do projeto Baixada Digital, que leva conexão WiFi gratuita a cidades da Baixada Fluminense. Seis municípios serão cobertos pela rede sem fio pública: Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis. O projeto prevê um investimento total de R$ 40 milhões, entre acesso, backbone, distribuição, gerenciamento e segurança de rede. A previsão é cobrir uma área de 190 Km2, atingindo uma população de 1,4 milhão de pessoas. A rede utilizará tecnologia WiMesh e será composta ao todo por 860 antenas.

Para a primeira fase, que entra em operação esta semana, o investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões e foram instaladas 70 antenas. Toda a parte de acesso e de gerenciamento e segurança de rede será provida pela Cisco, por intermédio de sua parceira Verto Technologies, que foi uma das vencedoras do edital de licitação. A Cisco participou também do projeto da Orla Digital nas praias de Ipanema e Leblon e atuará na futura cobertura sem fio da Avenida Brasil.

O projeto Baixada Digital é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

SIGA-NOS NO Google News