Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo do Estado proíbe queimadas até setembro

02 de julho de 2008 - 10:23

A Semac (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) assinaram uma resolução conjunta na qual estabeleceram a proibição de queimadas em Mato Grosso do Sul a partir de hoje (1°) até o dia 30 de setembro, com exceção das queimas das palhas de cana-de-açúcar e sementes.

Segundo o superintendente de Meio Ambiente da Semac, Roberto Gonçalves, a proibição é decorrente da estiagem prolongada. “Nesta época do ano além da qualidade do ar ser inadequada (baixa umidade), aumentam os riscos das queimadas saírem de controle e se transformar num incêndio florestal”, explica.

De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), a pena para quem descumprir a exigência é de 2 a 4 anos de prisão, e a multa é de R$ 1mil/hectare. Mesmo nos casos em que é permitida a queima (das palhas de cana e sementes) “é necessária prévia autorização da Secretaria do Meio Ambiente”, alerta o capitão da PMA, Ednílson Queiroz.

“Nossa preocupação maior é com o Pantanal e também com o cerrado, que são ecossistemas frágeis e mais suscetíveis à degradação”, afirma o capitão Queiroz.



Agência de Notícias do Governo do Estado

SIGA-NOS NO Google News