Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo do Estado investe R$ 200 mil em dez bibliotecas e capacita gestores

Notícias MS - 01 de setembro de 2013 - 10:17

A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas SEBP/M, realizará entre os dias 4 e 6 de setembro a capacitação teórica dos gestores e atendentes das dez bibliotecas contempladas no Projeto de Modernização de Bibliotecas 2012/2013.

O convênio, firmado entre Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o governo do Estado no valor de R$ 200 mil, beneficiará, por meio da Fundação de Cultura do Estado, gestora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, dez bibliotecas municipais com a compra de livros selecionados e capacitação de seus gestores e equipe quanto ao tratamento técnico do material bibliográfico a ser adquirido.

“Além de ampliar o acervo das bibliotecas, é importante promover a capacitação dos envolvidos na gestão e atendimento das mesmas para dinamizar e aperfeiçoar o uso do acervo. A promoção do livro e da leitura é de fundamental importância no processo de fortalecimento da cidadania”, explica Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Com objetivo de implementar os serviços oferecidos pelas bibliotecas, a capacitação será ministrada por bibliotecários convidados, envolvendo temáticas quanto ao tratamento do material bibliográfico, planejamento, organização e informatização de biblioteca, bem como orientações à criação de projetos voltados ao incentivo à leitura.

Confira a relação dos municípios e bibliotecas contempladas:

Anastácio - Biblioteca Pública Municipal Manoel Bandeira

Aparecida do Taboado - Biblioteca Pública Municipal Washington Rodrigues Mello

Aquidauana - Biblioteca Pública Municipal Francisco Alves Corrêa

Bodoquena - Biblioteca Pública Municipal Marcolino Penajo Flores

Costa Rica – Biblioteca Pública Municipal Carlos Drummond de Andrade

Jardim - Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Mestra Rita Carmem Braga Lima

Naviraí - Biblioteca Pública Municipal Dom Aquino Corrêa

Nioaque - Biblioteca Pública Municipal Dário Pires Peixoto

Nova Andradina - Biblioteca Pública Municipal Maria Batel Ortega

Três Lagoas - Biblioteca Pública Municipal Dr. Rosário Congro

Cursos

4 de setembro

Planejamento e organização de bibliotecas

Ministrante: Lais Barbudo Carrasco - Professora do curso de Biblioteconomia da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec), mestre em Patrimônio Europeu, Multimédia e Sociedade da Informação pela Universidade de Coimbra (Portugal), bacharel em Biblioteconomia, Ciência da Informação e da Documentação pela Universidade de São Paulo (USP).

5 de setembro

Dinamização de bibliotecas – contação de histórias como prática de incentivo à leitura

Ministrante: Rosilene de Melo Oliveira Schwartz – Bacharel em Biblioteconomia e MBA em Gestão Educacional e Escolar.

6 de setembro

Automação de Biblioteca

Ministrante: Rodrigo Pereira - Bacharel em Biblioteconomia pela Unifor (Formiga – MG), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-Marília), professor universitário, sendo consultor em Gestão da Informação e do Conhecimento, Coach e especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos - empresa Triagem Consultoria.

Serviço

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP/MS) fica na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, no segundo andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30 horas.

Marcio Breda

SIGA-NOS NO Google News