Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo discute amanhã aumento abusivo de medicamentos

Lourival Macedo / ABr - 28 de abril de 2004 - 20:07

O aumento abusivo no valor dos medicamentos que estão livres do controle de preços do governo será discutido amanhã pelos ministros que fazem parte da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A reunião será no Ministério da Saúde e deverá contar também com a participação dos ministros da Fazenda, Justiça e Casa Civil, para tomar uma posição sobre o aumento. Os laboratórios farmacêuticos elevaram em até 50,7%, os preços de 260 medicamentos que ficaram livres do controle da CMED, aqueles que não são de uso continuado e que deveriam ser regulados pela concorrência sadia entre as empresas.

Para o ministro da Saúde, Humberto Costa, o que se observou foi uma ação articulada de todos os laboratórios para elevarem os preços em percentuais quase iguais. “No meu entendimento, houve um verdadeiro abuso por parte dessas empresas porque nada justifica que, do ano passado para cá, alguns aumentos tenham atingido até 50% do que haviam definido anteriormente como preço”, disse o ministro.

Ele lembrou que uma das razões da liberação dos preços era que essa livre concorrência poderia ocorrer, já que os 260 medicamentos livres do controle são justamente aqueles que são produzidos por vários laboratórios que produzem e todos têm uma significativa participação no mercado. O Ministério da Saúde defende maior controle do governo sobre esses medicamentos.

SIGA-NOS NO Google News