Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/07/2004 14:00

Governo deve autorizar mistura de biodiesel ao díesel

Nielmar de Oliveira / ABr

A secretária executiva do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Foster, voltou a afirmar hoje que o governo federal vai autorizar, a partir de novembro, a mistura de 2% de biodiesel ao óleo diesel comercializado nos postos de todo o país.

Ao representar a ministra Dilma Rousseff no seminário “O Terceiro Choque do Petróleo”, ela afirmou que o governo tem plena consciência da importância da participação do petróleo e do gás na matriz energética brasileira, no Produto Interno Bruto (PIB), na arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais e na geração de receita para o Brasil.

Sobre o tema do seminário, Maria das Graças enfatizou que a situação hoje é bastante mais preocupante do ponto de vista internacional, embora internamente o país caminhe para a auto- suficiência em 2006. Segundo ela, os baixos patamares dos estoques estratégicos são uma diferença fundamental neste chamado terceiro choque do petróleo, se comparado a 1990.

"Naquela época, a demanda poderia estar sendo atendida em cerca de 8% a 10%. Hoje, o pulmão para a produção não atenderia a cerca de 3% dessa demanda. É uma situação bastante mais delicada. Se hoje nós temos um consumo mundial de petróleo de 78 milhões de barris por dia, a disponibilidade de oferta-demanda chega, segundo os institutos que acompanham o desenvolvimento e o consumo de hidrocarbonetos a nível mundial, é de 80 milhões de barris. Isto significa que, a recomposição e a otimização desses valores colocados para o consumo são muito mais apertados que nos anos 90”, analisou.

A secretária lembrou que, enquanto as grandes potências mundiais trabalham e definem metas e estratégias para diversificar a matriz energética, buscando diversificá-la entre 10% e 20%, o Brasil já conta hoje em matriz enérgica com 41% de energias renováveis: 14% de hidroeletricidade e 27% de biomassa, além da participação cada vez maior da cana-de-açúcar: 12,6%. O petróleo, segundo ela, responde por 43% e o gás natural, por 7,6%.

"Estamos trabalhando para que nos próximos meses tenhamos o biodiesel complementando a matriz energética", disse a secretária, acrescentando que provavelmente em novembro o governo autorize a adição de 2% do produto ao diesel do petróleo.

Ouvido sobre a possibilidade da Petrobrás produzir biodiesel, o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, não descartou a possibilidade e admitiu que a estatal participa de um grupo de estudos sobre energias renováveis no Ministério de Minas e Energia. “Sem deixar de observar as conveniências da estratégia empresarial da decisão, nós devermos seguir as instruções do ministério. A posição é a seguinte: é o governo federal que vai tratar as diretrizes do programa. A Petrobras pode analisar uma participação do ponto de vista empresarial”.

Costa lembrou que no Planejamento Estratégico da Petrobrás está prevista a destinação de R$ 350 milhões à geração de energias alternativas. Ele não informou, porém, quanto estava reservado ao biodiesel.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)