Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo deve autorizar mistura de biodiesel ao díesel

Nielmar de Oliveira / ABr - 12 de julho de 2004 - 14:00

A secretária executiva do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Foster, voltou a afirmar hoje que o governo federal vai autorizar, a partir de novembro, a mistura de 2% de biodiesel ao óleo diesel comercializado nos postos de todo o país.

Ao representar a ministra Dilma Rousseff no seminário “O Terceiro Choque do Petróleo”, ela afirmou que o governo tem plena consciência da importância da participação do petróleo e do gás na matriz energética brasileira, no Produto Interno Bruto (PIB), na arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais e na geração de receita para o Brasil.

Sobre o tema do seminário, Maria das Graças enfatizou que a situação hoje é bastante mais preocupante do ponto de vista internacional, embora internamente o país caminhe para a auto- suficiência em 2006. Segundo ela, os baixos patamares dos estoques estratégicos são uma diferença fundamental neste chamado terceiro choque do petróleo, se comparado a 1990.

"Naquela época, a demanda poderia estar sendo atendida em cerca de 8% a 10%. Hoje, o pulmão para a produção não atenderia a cerca de 3% dessa demanda. É uma situação bastante mais delicada. Se hoje nós temos um consumo mundial de petróleo de 78 milhões de barris por dia, a disponibilidade de oferta-demanda chega, segundo os institutos que acompanham o desenvolvimento e o consumo de hidrocarbonetos a nível mundial, é de 80 milhões de barris. Isto significa que, a recomposição e a otimização desses valores colocados para o consumo são muito mais apertados que nos anos 90”, analisou.

A secretária lembrou que, enquanto as grandes potências mundiais trabalham e definem metas e estratégias para diversificar a matriz energética, buscando diversificá-la entre 10% e 20%, o Brasil já conta hoje em matriz enérgica com 41% de energias renováveis: 14% de hidroeletricidade e 27% de biomassa, além da participação cada vez maior da cana-de-açúcar: 12,6%. O petróleo, segundo ela, responde por 43% e o gás natural, por 7,6%.

"Estamos trabalhando para que nos próximos meses tenhamos o biodiesel complementando a matriz energética", disse a secretária, acrescentando que provavelmente em novembro o governo autorize a adição de 2% do produto ao diesel do petróleo.

Ouvido sobre a possibilidade da Petrobrás produzir biodiesel, o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, não descartou a possibilidade e admitiu que a estatal participa de um grupo de estudos sobre energias renováveis no Ministério de Minas e Energia. “Sem deixar de observar as conveniências da estratégia empresarial da decisão, nós devermos seguir as instruções do ministério. A posição é a seguinte: é o governo federal que vai tratar as diretrizes do programa. A Petrobras pode analisar uma participação do ponto de vista empresarial”.

Costa lembrou que no Planejamento Estratégico da Petrobrás está prevista a destinação de R$ 350 milhões à geração de energias alternativas. Ele não informou, porém, quanto estava reservado ao biodiesel.

SIGA-NOS NO Google News