Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/09/2004 10:02

Governo deve aumentar a Selic agora, diz economista

Mylena Fiori/ABr

O Banco Central deveria elevar agora a taxa básica de juros da economia (Selic) para segurar a inflação e evitar um aumento muito maior no futuro. Esta é a opinião do economista Carlos Eduardo Soares, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).

O economista teme que o crescimento do Produto Interno Bruto, divulgado pelo IBGE – de 4,2% no acumulado do semestre e de 5,7% no trimestre de maio a julho - seja resultado de um aumento de demanda sem a contrapartida de investimentos. Os números revelam aumento no consumo das famílias. “A expansão da moeda na economia está crescendo muito. As vendas estão crescendo mais rapidamente que a produção. Isto é uma luz amarela que indica que o crescimento pode ser resultado da alta da demanda”, explica. “Se a taxa de juros cair e aumentar a demanda sem aumento de produção, o crescimento não se sustenta. É preciso uma base de oferta”, afirma.

No entanto, as contas nacionais trimestrais mostram que a formação de capital cresceu 1,5% de maio a julho em relação ao trimestre anterior – mesma alta do PIB. “Os investimentos cresceram na mesma proporção do PIB e deveriam crescer mais rapidamente para não haver necessidade de alta de juros. A expectativa de inflação já subiu e isto preocupa”, afirma Soares.

Ele acredita que é hora de uma pequena elevação na taxa básica de juros. “O Banco Central não pode deixar a inflação subir. Se chegar a 9%, serão necessários juros muito mais amargos. É melhor matar o mal pela raiz, elevar a taxa básica de juros em meio ponto percentual para frear a inflação agora e, assim, evitar um ajuste maior no futuro”.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)