Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

05/05/2015 17:21

Governo define regras para obervação de animais de médio e grande porte

Mariana Rodrigues, Campo Grande News

Foi publicado no Diário oficial do Estado desta terça-feira (5), a resolução que dispõe sobre a observação de mamíferos de médio e grande porte em vida livre. Segundo a publicação feita pela Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico), há uma necessidade de ordenar a observação desses mamíferos de modo a evitar formas arriscadas de exploração do turismo de observação.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, a publicação cria uma regra sobre o que deverá ser fiscalizado em relação a integridade física de pessoas que praticam o turismo rural. "Não havia um padrão para ser fiscalizado, por tanto, essa resolução é muito mais que fiscalização, é uma regra do que deverá ser fiscalizado", disse.

Conforme a publicação, são considerados mamíferos de médio e grande porte a Onça Pintada, Onça Parda, Lobo Guará, Cateto, Queixada e Ariranha. Os turistas ficam proibidos de praticar atos que possam alterar o comportamento desses animais, como por exemplo, o uso de flashes fotográficos, alimentação ou ceva, utilização de instrumentos sonoros, visuais ou olfativos, para atrair e aumentar a chance de observação.

Ainda de acordo com a publicação, fica proibido perseguir, atrapalhar ou impedir que esses mamíferos iniciem ou concluam seu deslocamento, a travessia dos cursos d’água ou qualquer outro percurso.

Nos casos de observação a partir de embarcações ou veículos de qualquer natureza, o observador deverá permanecer em silêncio de modo que não atraia a atenção dos animais, deverá ser mantida uma distância mínima de 10 metros da margem do rio em relação a terra firme, e distância mínima de 30 metros em relação a animais observados que se encontrem na água. Fica limitado ao máximo de três embarcações de até 30 pés a permanecer simultaneamente na observação, é proibido o desembarque e a atracação de embarcações a uma distância menor que 100 metros, em qualquer margem, do local em que for visualizada a presença do animal.

A resolução não autoriza a observação desses animais em vida livre dentro ou na zona ao redor de unidades de conservação de proteção integral, a qual se dará mediante atendimento ao que consta do Plano de Manejo da Unidade de Conservação ou em determinação feita pelo órgão responsável pela administração da Unidade de Conservação.

Fiscalização - Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), que deverá fiscalizar essas regras, essa é uma forma de disciplinar e orientar os turistas sobre problemas que possam causar atos que mudem os hábitos dos animais. Ainda segundo a PMA, esse trabalho já é realizado em propriedades rurais e o descumprimento pode causar multa tanto para o turista quanto para o dono da propriedade.

Segundo o Diário Oficial, quem descumprir as regras será penalizado de acordo com a Lei Federal que prevê multa no valor mínimo de R$ 50,00 e o máximo de R$ 50 milhões.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)