Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo de MS mantém empréstimo consignado restrito a só dois bancos

Nicholas Vasconcelos, Campo Grande News - 03 de maio de 2013 - 09:12

A restrição de empréstimos consignados a dois bancos têm causado incômodo a servidores públicos estaduais de Mato Grosso do Sul. Os clientes não conseguem efetivar as transações financeiras com o banco Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal, instituições que antes eram permitidas.

O problema começou no dia 10 de abril, quando o sistema Econsig (Sistema Digital de Consignações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul) passou por atualização.

Na semana passada, foi liberado o acesso para empréstimos com o banco BMG e esta semana com o Banco do Brasil. No entanto, quem têm restrições bancárias com os dois fica impedido de buscar dinheiro.

“Meu pai precisa resolver problemas de saúde, tem restrição com BMG e não consegue empréstimo”, conta a filha de um servidor público aposentado de 78 anos e que precisa de R$ 15 mil para tratamento de coração e quitar dívidas. A mulher, que prefere não se identificar, diz que tem tentado buscar dinheiro com outras instituições, mas teme os juros elevados.

Os empréstimos consignados no Estado foram restritos ao Banco do Brasil durante dois anos, até que no fim do ano passado decisões do STF (Supremo Tribunal Federal ) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa do Direito Econômico) determinaram que as operações fossem abertas para as demais instituições financeiras.

Segundo a presidente do Sincedecc (Sindicato dos Corretores de Crédito de Mato Grosso do Sul), Cleide Salentim dos Santos, há uma promessa de que o banco Bradesco seja autorizado, mas sem data definido. “O governo disse que esta cadastrando esses bancos, estamos no aguardo”, comentou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, mas não obteve retorno sobre a situação dos empréstimos.

SIGA-NOS NO Google News