Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo de MS divulga potencial turístico de Costa Rica

Leyde Pedroso Fundação de Turismo - 01 de dezembro de 2005 - 12:55

Técnicos da Fundação de Turismo, agentes, operadores de turismo e jornalistas dos principais veículos de comunicação de Mato Grosso do Sul, estarão nos dias 02 e 03 de dezembro, em visita técnica ao município de Costa Rica, a 338 km da Capital, com o objetivo de conhecer o potencial turístico da região.

Segundo Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo, na sexta-feira a equipe visita vários atrativos turísticos, entre eles, o Parque Natural Municipal Salto Sucuriú, que fica a 3 Km do centro da cidade. Com suas cachoeiras de águas cristalinas, balneários, e extensas áreas verdes, o lugar é considerado um dos cartões de visita da cidade. O parque tem uma área de conservação ambiental com 17 hectares. Abriga vários cursos de água, que possibilitam a prática de diferentes esportes de aventura, como o rapel, escalada, tirolesa, rafting e trekking, entre outros.

Depois os profissionais seguem para visitas em propriedades rurais. De acordo com informações da Prefeitura Municipal, Costa Rica é um dos maiores produtores agrícolas do Estado. E existem no município fazendas que usam modernas técnicas e instrumentos de alta precisão em sua produção agrícola.

A equipe também vai conferir o Parque Nacional das Emas, um refúgio ecológico onde as riquezas do cerrado estão preservadas em uma área que começa em Costa Rica e avança até o estado de Goiás.
Considerado o maior parque de cerrado do planeta, vivem lá, segundo pesquisadores da região, 1.300 veados campeiros, 300 espécies de aves, 64 espécies de répteis. Os cupins luminosos ou cupinzeiros bioluminescentes, que tem atraído estudos de pesquisadores e biólogos de diversas instituições brasileiras é uma das curiosidades locais. A diversidade de fauna e flora da região também é constante fonte de estudos.

Outro atrativo turístico será visitado será a Capela de Baús, bucólica igreja que abriga em seu interior um tesouro histórico: imagens barrocas do período Rococó que está inserido na região desde século XVIII. Uma dessas imagens o Senhor Bom Jesus da Capela é figura Central de uma lenda que se tornou um dos principais folclores do Estado, a do Santo Fujão, que no Distrito de Baús, atrai visitantes em todas as épocas do ano, e, principalmente na primeira semana de agosto, quando se realiza a Festa do Santo Fujão.
Pela localidade passavam os antigos colonizadores em direção ao Arraial do Belliago (atual município de Coxim) em busca de manufaturados, o que resultou em inúmeras histórias sobre os rincões e as passagens, como a da Coluna Prestes e o povoamento da região.

SIGA-NOS NO Google News