Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo de Minas homenageia Delcidio

Cadu Bortolotto - 11 de setembro de 2005 - 08:20

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, vai dar uma recepção especial ao senador Delcídio do Amaral (PT/MS) nesta segunda-feira, dia 12. Delcídio será um dos homenageados com a Medalha Grande JK, em uma festa que acontecerá em Diamantina. No dia 12, Minas Gerais e o Brasil comemoram 103 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek, um dos presidentes mais populares do Brasil, morto em acidente automobilístico em 1976, na Rodovia Rio-São Paulo. A solenidade acontece às 11h na Praça JK, no centro da cidade.



O filho mais ilustre de Diamantina nasceu em 12 de setembro de 1902. Filho de João César de Oliveira, um caixeiro-viajante, e de professora Júlia Kubitschek. Seu primeiro envolvimento com a política ocorreu em 1934, quando foi nomeado chefe de gabinete do interventor federal em Minas Gerais, Benedito Valadares. No mesmo ano, elegeu-se deputado federal, cumprindo o mandato até 1937.



Foi nomeado prefeito de Belo Horizonte em 1940 e começou a conquistar a projeção política que o levaria à Presidência da República quinze anos depois. Associando sua imagem à modernização e industrialização do país, JK foi eleito presidente em 1955. A construção da nova capital federal, Brasília, foi a grande realização de JK na Presidência.

Ao final de seu mandato, foi eleito senador pelo estado de Goiás, mas acabou cassado pelo golpe de 1964. Após alguns anos de exílio, em 22 de agosto de 1976, JK morreu num acidente de carro. Juscelino também é homenageado por sua terra natal no Dia da Seresta, uma festa que relembra seu aniversário com muita cantoria pelas ruas da cidade.

A entrega das medalhas é o ponto alto das festividades comemorativas do aniversário de Juscelino, que se repetem em Diamantina desde 1955. São agraciadas personalidades que estejam contribuindo, de forma decisiva, para o engrandecimento do país.




SIGA-NOS NO Google News