Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo convocará 400 PMs e abrirá vagas em concursos

Maristela Brunetto/Campo Grande News - 06 de março de 2006 - 19:50

O Governo do Estado deve publicar nas próximas semanas editais de concursos que junto com a convocação de 400 soldados da Polícia Militar já selecionados devem compreender cerca de mil vagas. A seleção de 200 a 300 agentes penitenciários é prioridade, para que o governo possa ativar os presídios de Naviraí e Dois Irmãos do Buriti, já concluídos. Por ser ano eleitoral, o governo chamará aprovados até 31 de junho, informou o secretário de Gestão Pública, Ronaldo Franco.

Conforme ele, o governo está preparando editais para selecionar fiscais de rendas, agentes tributários e servidores para as áreas de turismo, meio ambiente e para o Idaterra (Instituto de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul). Não há um número preciso de vagas por categoria, disse.

Franco explicou que mesmo sendo concluído o processo seletivo, o governo não deve convocar todos os aprovados até o prazo limite da legislação eleitoral. Ele argumenta que podem ficar convocações para o sucessor do atual governador, Zeca do PT, autorizar.

No caso dos agentes penitenciários, o governo tem pressa porque já tinha até anunciado a ativação das duas unidades, que ajudariam a amenizar o cenário de superlotação. Com a manifestação contrária do sindicato que representa os agentes, que ameaçou até a ir à Justiça, houve o adiamento. O quadro é formado por 1.260 agentes para atender 18 presídios; no estado há 34 unidades ligadas à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Além dos agentes, o governo deve destinar parte dos soldados para atuar nos presídios, na área externa. O grupo também terá parte de seu efetivo destinado a Dourados e cidades com o quadro defasado. Os militares passam por formação antes de atuar na segurança pública.

Peritos- O governo irá publicar edital convocando aprovados em concurso para a perícia da Polícia Civil para iniciar a formação na academia da corporação em primeiro de junho, garantiu Franco. Nas últimas semanas, candidatos representando um grupo de cerca de 60 dos 133 aprovados apresentou a insatisfação diante da falta de definição do Executivo.

“Nada nos obriga a nomeá-los imediatamente” disse Franco, informando que o concurso, realizado em 2004, terá a validade prorrogada. O governo chegou a publicar edital no final daquele ano, mas depois declinou. O secretário disse que a publicação foi indevida.

SIGA-NOS NO Google News