Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/09/2004 09:53

Governo contesta matéria do NYT; veja a carta

Agência Brasil

Brasília - O Palácio do Planalto divulgou ontem a íntegra da carta enviada pelo secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República ao jornal The New York Times. O diário americano publicou ontem reportagem sobre o projeto de criação do Conselho Federal de Jornalismo, com dados que o governo contesta. O texto do secretário também inclui a consideração de que o repórter foi "omisso".

Leia a seguir a versão da carta em português.

"Brasília, 06 de setembro de 2004

Sr. Editor,

A respeito da matéria enviada pelo correspondente do New York Times no Brasil, Sr. Larry Rohter, editada no dia 6 de setembro de 2004, sob o título “Plan to tame Journalists Just Stirs Them Up in Brazil”, solicito, em nome do governo brasileiro, a publicação dos seguintes esclarecimentos:

1. Logo no primeiro parágrafo, o Sr. Rohter escreve: “A plan by President Luiz Inácio Lula da Silva to create a national journalists’ council (...)”. Não é verdade. O plano não é do presidente Lula. Trata-se de um projeto de lei elaborado pelo Ministério do Trabalho, atendendo a antiga reivindicação desta categoria profissional, em conjunto com representantes da Federação Nacional dos Jornalistas e dos sindicatos estaduais, encaminhado por exigências legais pelo governo federal ao Congresso Nacional.

2. O Sr. Rohter omite o fato de que o pedido formal para a criação do Conselho Federal de Jornalistas foi feito ao Sr. Presidente em audiência pública, no último mês de abril, conforme publicado pela imprensa brasileira na época.

3. A matéria não só deixa de informar ao leitor do NYT sobre quais foram os verdadeiros proponentes do projeto, como sequer menciona a existência da Federação Nacional dos Jornalistas, além de não ouvir nenhum dirigente da entidade.

4. O Sr. Rohter, na verdade, parece não ter ouvido ninguém para escrever sua matéria, como é habitual em seus despachos: limitou-se a reproduzir declarações de pessoas que se opõem ao projeto, já publicadas anteriormente pela imprensa brasileira.

5. Em outro trecho da sua matéria, o Sr. Rohter afirma que “Mr. Da Silva’s administration has also issued a new ‘code of ethics’ for government employees” que os proibiria de falar com repórteres sobre investigações oficiais. As propostas relativas ao aprimoramento do combate à lavagem de dinheiro ainda estão em discussões internas no governo, sem que haja uma posição final ou mesmo um ante-projeto para o Congresso Nacional.

Atenciosamente,
Ricardo Kotscho
Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República"

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)