Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo confirma novo foco de aftosa em MS

26 de outubro de 2005 - 15:02

O Ministério da Agricultura confirmou hoje a existência de mais um foco de febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Agora já são 11 os focos da doença confirmados no Estado.

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal, Jorge Caetano, o governo ainda aguarda o resultado de exames laboratoriais para confirmar ou não outras duas suspeitas de focos da doença em Mato Grosso do Sul e quatro no Paraná.

O 11º foco foi encontrado em uma pequena propriedade no município de Eldorado (MS), próxima à fazenda Vezozzo, onde foi encontrado o primeiro foco da doença neste mês. Segundo Caetano, dos 24 bovinos da pequena propriedade, três estavam doentes. Todos já foram abatidos.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, sete focos já foram encontrados em Japorã, um em Mundo Novo e três em Eldorado. Essas cidades ficam no sul do Mato Grosso do Sul, em uma região próxima às fronteiras com o Paraguai, São Paulo e Paraná.

As suspeitas de focos no Paraná estão localizadas nos municípios de Maringá, Loanda, Amaporã e Grandes Rios. O laudo deve ficar pronto até sexta-feira.

Nessas cidades, foram encontrados 19 animais que participaram de uma feira em Londrina (PR) e entraram em contato com gado de Mato Grosso do Sul. Os animais apresentavam febre, salivação abundante e dificuldade para caminhar, todos sintomas da doença.

Folhaonline

SIGA-NOS NO Google News