Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo capacita 2,7 mil professores para alfabetizar

Anderson Viegas - 08 de julho de 2003 - 14:50

Campo Grande (MS) – Para cumprir a meta de alfabetizar 40 mil pessoas por ano até 2006, totalizando 160 mil pessoas, e erradicar o analfabetismo de Mato Grosso do Sul, o governo do Estado através da Secretaria de Educação está capacitando neste primeiro semestre, segundo balanço divulgado hoje, 2,7 mil alfabetizadores. Em várias cidades do interior a capacitação já terminou, e na Capital, onde aproximadamente 700 pessoas serão habitadas a alfabetizar, ocorrerá entre os dias 14 e 18 de julho, na Escola Estadual Hércules Maymone.
Após a capacitação, essas pessoas atuarão como professores do Programa Estadual de Alfabetização de Mato Grosso do Sul (Mova-MS). Cada alfabetizador poderá formar turmas com 15 ou 20 alunos, e receberá R$ 15 mês por aluno. O curso de alfabetização terá a duração de cinco meses (entre julho e agosto) e terá uma carga horária de 10 horas/aula por semana, com um total de 200 horas/aula.
O Mova-MS tem vinculação direta com o Programa Brasil Alfabetizado, do governo federal, tanto que o governo do Estado em maio deste ano firmou convênio com o Ministério da Educação no valor de R$ 3 milhões, para a compra de materiais didáticos e pagamento dos professores. A contrapartida do Executivo Estadual ficará por conta das outras despesas e pela campanha de mobilização nos municípios.
Em dezembro ocorrerá a prestação de contas com o Ministério da Educação e a avaliação da primeira etapa do programa no Estado.

SIGA-NOS NO Google News