Cassilândia, Sábado, 22 de Setembro de 2018

Últimas Notícias

23/02/2005 15:09

Governo aumenta número de exames para identificar HIV

Mato Grosso do Sul é pioneiro na prevenção de contaminação por HIV (o vírus da Aids) em bebês. Isso porque o governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, tem investido em exames que identificam se as gestantes são, ou não, portadoras do HIV. Desde o início do governo de Zeca do PT, o número de exames para identificar a presença do vírus aumentou em 7,661%, passando de 496 em 1999, para 38.496 em 2004. “Isso é uma conquista da cidadania”, disse Zeca, que hoje recebeu o secretário de Saúde, Matias Gonsales Soares, para fazer o acompanhamento da gestão da pasta.

Ano passado foram identificadas 115 mães portadoras do vírus. Em nenhum dos casos o bebê foi infectado. “Isso é possível, pois o governo oferece medicação para combater o vírus e assistência após o nascimento da criança, como leite. O que é fundamentais, pois o vírus pode ser transmitido pelo leite materno”, explica Rui Spinale, coordenador estadual de epidemiologia.

Outro indicador que mostra a melhoria da qualidade no atendimento à população é a taxa de mortalidade infantil que em 1999 era de 38 para cada mil nascidos vivos e em 2004 caiu para 17 a cada mil nascidos vivos.

De acordo com técnicos da Saúde, os indicadores sociais melhoraram devido a investimentos no Programa de Saúde da Família. Há seis anos o número de equipes no Estado era de apenas cinco hoje são 318 que, segundo Adriana Tobal, coordenadora estadual de Atenção Básica, cobre 48% de Mato Grosso do Sul. Para 2005 este número deve subir para 55% e, no próximo ano, 70% de cobertura.

Durante a reunião foi apresentada ao governador Zeca a redução do custeio no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul que, em números aproximados, reduziu de R$ 288 mil em dezembro de 2004 para R$ 222 mil em janeiros de 2005. A economia possível mesmo com o atendimento diário três vezes maior devido à crise na Santa Casa de Campo Grande.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 22 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 21 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Quinta, 20 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)