Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo anuncia medidas contra crime organizado

Anderson Viegas - APn - 07 de novembro de 2003 - 16:17

O governo do Estado através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública vai adotar uma série de medidas visando prevenir ações de organizações criminosas em Mato Grosso do Sul. O anúncio das medidas foi feita na tarde desta sexta-feira em entrevista coletiva, pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira.

Segundo Nogueira, o serviço de inteligência da secretaria não dectectou nenhum indicio de que a série de crimes que vêm ocorrendo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, e que são planejados por organizações criminosas possa chegar até Mato Grosso do Sul, mas o governo se antecipado, adotará medidas que visam garantir a tranqüilidade a população.

O secretário explicou que as medidas anti-crime organizado serão adotadas em três áreas distintas. A primeira, de reforço na segurança das unidades do sistema penitenciário de Mato Grosso Sul – que abriga 5,5 mil presos, quando teria capacidade para abrigar apenas 2,5 mil – através da compra com investimento de R$ 500 mil de 50 novas armas de fogo de alta tecnologia (carabinas e metralhadoras equipadas com mira telescópica e de raio laser) para os policiais que fazem a segurança externa, dos muros e das torres do presídios.

Ainda no que se refere ao reforço da segurança no sistema penitenciário, Nogueira disse que o governador Zeca do PT compreendendo a importância da medida, autorizou a contratação imediata de mais 200 pessoas (através do regime de urgência), sendo 100 para atuarem na segurança externa, nos muros e nas torres dos presídios, e 100 para trabalharem dentro das unidades. Os contratados prestarão serviço temporário recebendo R$ 500, até que o governo conclua o concurso para o preenchimento de vagas no sistema penitenciário.

O serviço bancário é outra área que será beneficiada com as medidas. O secretário revelou que ontem já foi realizada uma reunião entre representantes do Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Seqüestros (Garras) e das instituições bancárias de Campo Grande, onde foram mapeadas as oito ocorrências de assaltos que aconteceram este ano na cidade, e que servirão de parâmetro para basear as ações preventivas da unidade.

“Identificamos os horários, os locais e o modo de operação utilizados nesses oito assaltos, que servirão para que o Garras planeje suas ações. Além disso, os funcionários dos bancos e os seguranças dos bancos também passarão por um curso de prevenção a assaltos que será ministrado pelos policiais do Garras”revelou ele, lembrando ainda que dessas oito ocorrências, apenas uma, referente ao Banco Itaú, ainda não foi solucionada pela polícia.

A última área abrangida pelas medidas é a do setor comercial de Campo Grande. “Com o fim de ano, aumentará o número de pessoas nas ruas da cidade, por isso intensificaremos o policiamento nas regiões central da cidade e das avenidas Bandeirantes, Júlio de Castilho, Zahran e Coronel Antonino, com unidades como a Cavalaria e a Rotac”, concluiu.



SIGA-NOS NO Google News