Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo amplia atendimento a pacientes hemofílicos

Dourados News - 07 de novembro de 2004 - 14:41

O Ministério da Saúde ampliará de 30 mil unidades internacionais (UI) para 45 mil UI por ano a quantidade de fatores de coagulação (hemoderivado) fornecida a cada um dos pacientes de hemofilia, doença de Von Willebrand e demais coagulopatias hereditárias. O aumento na quantidade de hemoderivado fornecida aos pacientes é uma das medidas do Programa de Atenção Integral aos Pacientes Portadores de Coagulopatias Hereditárias lançado pelo ministro da Saúde, Humberto Costa.

Com a implantação do programa, as crianças de até cinco anos portadoras de coagulopatias hereditárias – cerca de 1,5 mil pacientes –, passarão a contar com tratamento preventivo da hemorragia. Isso implica que esses pacientes receberão rotineiramente doses de fatores de coagulação, independentemente de terem ou não sangramento. O programa também criará protocolos para ampliar o tratamento domiciliar de urgência (quando o paciente pode armazenar em casa uma determinada quantidade de fatores de coagulação).

Ao se prevenir e evitar a hemorragia, seqüelas e deformações nas articulações dos pacientes são reduzidas. Além de proporcionar mais qualidade de vida, essas medidas também significam redução de gastos com internações e tratamentos prolongados.

SIGA-NOS NO Google News