Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/02/2005 15:24

Governo altera regra para empréstimos a segurados

AgPrev

O Governo estabeleceu o limite de 36 parcelas para os descontos em folha de pagamento dos aposentados e pensionistas que contraírem empréstimos pessoais de instituições financeiras, ou de sociedade de arrendamento mercantil, conveniadas com a Previdência Social. A decisão consta da Instrução Normativa (IN) nº 115, deste mês.

A IN altera a redação do Artigo 1º, da Instrução Normativa nº 110/2004, incluindo o parágrafo 4º, que trata justamente do número de parcelas em que o empréstimo poderá ser pago, em consignação ou retenção na renda mensal dos benefícios de aposentadoria ou de pensão por morte. Os descontos não podem ser superiores a 30% do valor disponível do benefício e, além disso, agora estão limitados em 36 parcelas.

Apesar do cuidado do Governo em estabelecer regras e limites para evitar que os segurados sofram prejuízos com a contratação de empréstimos, muitos desavisados vêm sendo seduzidos por corretores de instituições não credenciadas pela Previdência Social e que circulam pelos centros financeiros das grandes cidades. As propostas dos corretores enchem os olhos dos aposentados e pensionistas, que mais tarde poderão ser prejudicados financeiramente.

Devido a reclamações e contratempos já registrados em alguns pontos do País, o INSS na Bahia vem alertando os segurados para que evitem a interferência de terceiros no momento em que forem contrair um empréstimo, e tomar o cuidado de verificar se a instituição financeira mantém convênio com a Previdência Social.

A Divisão de Benefícios do INSS em Salvador dispõe de uma relação com nove instituições credenciadas, que podem ser consultadas pelos segurados. Na lista divulgada pela Diretoria de Benefícios do INSS estão o BGN, BMC, BMG, Bonsucesso, Cacique, Caixa Econômica Federal, Cruzeiro do Sul, Paraná Banco, e PINE/Proceda. Os segurados que se sentirem prejudicados no ato do empréstimo devem procurar o INSS ou os órgãos de defesa ao consumidor. (Ivan Cláudio)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)