Cassilândia, Terça-feira, 23 de Julho de 2019

Últimas Notícias

11/08/2005 10:41

Governo aceita prorrogar dívida de produtores rurais

Os agricultores conseguiram uma suada vitória na última terça-feira em Brasília com o anúncio da prorrogação de parcelas do custeio da safra 2004/2005, que vinha sendo defendida pelo setor rural desde o tratoraço em Brasília, por causa do insucesso parcial de duas safras de soja em função da estiagem, o que provocou a descapitalização na agricultura, principalmente no sul do País e em Mato Grosso do Sul.

A bancada ruralista na Câmara dos Deputados vinha obstruindo a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enquanto o Governo não alongasse os débitos dos agricultores. E ante ontem a área econômica cedeu e o líder do Governo no Congresso, senador Fernando Bezerra, confirmou o fim da obstrução possibilitando a tramitação da LDO.

O fim do impasse só foi possível depois que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, assumiu o compromisso de prorrogar o pagamento das parcelas do custeio agrícola dos meses de julho, agosto e setembro para março, abril e maio de 2006. Agora, o setor só aguarda a oficialização do acordo pelo Ministério da Fazenda.

Apesar de o acordo ter sido fechado agora, as negociações já vinham sendo intensificadas pelos parlamentares do agronegócio com os ministros Palocci e Roberto Rodrigues, da Agricultura, desde o tratoraço. “Foi uma longa negociação, mas com resultado positivo aos agricultores que perderam boa parte de sua produção por causa da estiagem”, observou o deputado federal Waldemir Moka, membro da Comissão de Agricultura.

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira disse ontem que a prorrogação do pagamento do custeio agrícola “foi uma vitória da mobilização da bancada ruralista no Congresso, diante da posição do Governo de ficar adiando essa decisão. O impasse só se resolveu com essa pressão dos parlamentares da bancada ruralista – que passam de 200”, comentou.

Também o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Ronaldo Caiado recebeu anteontem um telefonema do ministro Roberto Rodrigues, confirmando a prorrogação dos débitos. As dívidas, que foram contraídas no Banco do Brasil e em outras instituições, não tinham como ser pagas pelos produtores em razão da queda dos preços agrícolas e da perda na produção, lembrou Moka.

Com essa decisão, disse Gino Ferreira, será possível que os produtores peçam novos financiamentos para a próxima safra. No BB em Dourados foram solicitadas 510 prorrogações da dívida de custeio, segundo a gerê ncia-geral da agência de Agronegócio.

Ele cobrou ainda maior pressa na contratação do custeio da safra 2005/2006, já que o Banco do Brasil ainda não recebeu autorização para liberar os recursos, o que poderá prejudicar o desempenho da agricultura na região.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 23 de Julho de 2019
15:19
Aporé/Cassilândia
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Segunda, 22 de Julho de 2019
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)