Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/08/2005 10:41

Governo aceita prorrogar dívida de produtores rurais

Os agricultores conseguiram uma suada vitória na última terça-feira em Brasília com o anúncio da prorrogação de parcelas do custeio da safra 2004/2005, que vinha sendo defendida pelo setor rural desde o tratoraço em Brasília, por causa do insucesso parcial de duas safras de soja em função da estiagem, o que provocou a descapitalização na agricultura, principalmente no sul do País e em Mato Grosso do Sul.

A bancada ruralista na Câmara dos Deputados vinha obstruindo a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enquanto o Governo não alongasse os débitos dos agricultores. E ante ontem a área econômica cedeu e o líder do Governo no Congresso, senador Fernando Bezerra, confirmou o fim da obstrução possibilitando a tramitação da LDO.

O fim do impasse só foi possível depois que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, assumiu o compromisso de prorrogar o pagamento das parcelas do custeio agrícola dos meses de julho, agosto e setembro para março, abril e maio de 2006. Agora, o setor só aguarda a oficialização do acordo pelo Ministério da Fazenda.

Apesar de o acordo ter sido fechado agora, as negociações já vinham sendo intensificadas pelos parlamentares do agronegócio com os ministros Palocci e Roberto Rodrigues, da Agricultura, desde o tratoraço. “Foi uma longa negociação, mas com resultado positivo aos agricultores que perderam boa parte de sua produção por causa da estiagem”, observou o deputado federal Waldemir Moka, membro da Comissão de Agricultura.

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira disse ontem que a prorrogação do pagamento do custeio agrícola “foi uma vitória da mobilização da bancada ruralista no Congresso, diante da posição do Governo de ficar adiando essa decisão. O impasse só se resolveu com essa pressão dos parlamentares da bancada ruralista – que passam de 200”, comentou.

Também o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Ronaldo Caiado recebeu anteontem um telefonema do ministro Roberto Rodrigues, confirmando a prorrogação dos débitos. As dívidas, que foram contraídas no Banco do Brasil e em outras instituições, não tinham como ser pagas pelos produtores em razão da queda dos preços agrícolas e da perda na produção, lembrou Moka.

Com essa decisão, disse Gino Ferreira, será possível que os produtores peçam novos financiamentos para a próxima safra. No BB em Dourados foram solicitadas 510 prorrogações da dívida de custeio, segundo a gerê ncia-geral da agência de Agronegócio.

Ele cobrou ainda maior pressa na contratação do custeio da safra 2005/2006, já que o Banco do Brasil ainda não recebeu autorização para liberar os recursos, o que poderá prejudicar o desempenho da agricultura na região.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)