Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo abre mais 15 leitos de UTI em Rondonópolis e Alta Floresta

Novos leitos estavam previstos no plano estratégico do Estado e são destinados ao atendimento de pacientes com a Covid-19

Governo de MT - 23 de agosto de 2020 - 11:30

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), pactuou novos 15 leitos de UTI adulto em Mato Grosso, sendo 5 leitos na Santa Casa de Rondonópolis e outros 10 no Hospital e Maternidade Santa Rita em Alta Floresta. A ampliação foi possível por meio da parceria entre o Estado e as prefeituras dos dois municípios.

Os 15 leitos entraram em funcionamento neste sábado (22.08) com o custeio exclusivo da gestão estadual, no valor mensal de R$ 2.000,00 a diária, até que os leitos sejam habilitados pelo Ministério da Saúde e passem a receber recursos também da União.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, os novos leitos são destinados ao atendimento de pacientes com a Covid-19. O incremento estava previsto no plano estratégico do Governo, que visa auxiliar os municípios na ampliação de leitos hospitalares para o combate ao coronavírus, de forma a não sobrecarregar a rede hospitalar.

“O Governo de Mato Grosso trabalha em parceria com as prefeituras para viabilizar, de forma célere e efetiva, novos leitos de UTI em todo o Estado. Essa ação disponibiliza a assistência hospitalar em pontos estratégicos e facilita o acesso a um leito de Terapia Intensiva pelo SUS. Hoje, já são mais de 400 leitos públicos de UTI disponíveis para o tratamento do coronavírus em âmbito estadual”, disse o gestor.

A secretária Executiva de Saúde, Danielle Carmona, enfatiza que, com mais esse incremento na área da saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso passa a contar com 419 leitos de UTI para pacientes com a Covid-19.

“Cada novo leito assegura a estabilidade da estrutura hospitalar para o enfrentamento da pandemia, proporcionando o atendimento da população dentro do próprio Estado, sem precisar transferir pacientes para outras unidades da federação”, concluiu.

SIGA-NOS NO Google News