Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governadores do Centro-Oeste criam Fórum

24horasnews - 31 de março de 2009 - 07:47

Os governadores do Centro-Oeste e dos estados de Tocantins e Minas Gerais instituiram em carta a criação do Fórum dos Governadores do Centro-Oeste durante a reunião nesta segunda feira (30), em Brasília, na Residência Oficial do Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. O documento será encaminhado à presidência da república. O assunto em debate foi o desenvolvimento da região e a fundação da Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco). Na ocasião, o vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, representou o governador Blairo Maggi.

Estavam presentes o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, o secretário de Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha e o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, do Ministério da Integração Nacional, José Antonio Silva Parente (Totó Parente).

Unger destacou que a criação do Fórum irá aprimorar o desenvolvimento econômico da região que teve no passado três grandes momentos históricos, a frente de colonização dos bandeirantes, a implantação da capital federal em Brasília por Juscelino Kubitschek e a do regime militar. “As anteriores foram sempre de cima para baixo. Agora, o próprio centro oeste coloca o desenvolvimento na agenda nacional”, explica.

Silval ressaltou que um dos principais aspectos para o crescimento econômico e social é o desenvolvimento da logística de infraestrutura nos estados, pois a economia da região é baseada no agronegócio. “É preciso aumentar a quantidade de rodovias, ferrovias e hidrovias para o escoamento da produção”, afirma.

Os governadores foram unânimes na importância de que a Sudeco seja institucionalizada com urgência. Porém, Alexandre Padilha ponderou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2009 não admite a criação de qualquer instituição e cargos no executivo. “Será necessário que se faça uma revisão deste ponto para que a Sudeco saia do papel”, fala.

A carta que criou o Fórum e reivindicou a Sudeco foi assinada pelos governadores do Distrito Federal, José Arruda (DEM), de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) e pelos vices-governadores de Mato Grosso, Silval Barbosa e de Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith. Apesar de Minas e Tocantins não pertencerem à região, os estados têm participação na economia. A carta ainda instituiu a criação de um Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Centro Oeste.

Maira Sardinha

SIGA-NOS NO Google News