Cassilândia, Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

31/03/2009 07:47

Governadores do Centro-Oeste criam Fórum

24horasnews

Os governadores do Centro-Oeste e dos estados de Tocantins e Minas Gerais instituiram em carta a criação do Fórum dos Governadores do Centro-Oeste durante a reunião nesta segunda feira (30), em Brasília, na Residência Oficial do Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. O documento será encaminhado à presidência da república. O assunto em debate foi o desenvolvimento da região e a fundação da Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco). Na ocasião, o vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, representou o governador Blairo Maggi.

Estavam presentes o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, o secretário de Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha e o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, do Ministério da Integração Nacional, José Antonio Silva Parente (Totó Parente).

Unger destacou que a criação do Fórum irá aprimorar o desenvolvimento econômico da região que teve no passado três grandes momentos históricos, a frente de colonização dos bandeirantes, a implantação da capital federal em Brasília por Juscelino Kubitschek e a do regime militar. “As anteriores foram sempre de cima para baixo. Agora, o próprio centro oeste coloca o desenvolvimento na agenda nacional”, explica.

Silval ressaltou que um dos principais aspectos para o crescimento econômico e social é o desenvolvimento da logística de infraestrutura nos estados, pois a economia da região é baseada no agronegócio. “É preciso aumentar a quantidade de rodovias, ferrovias e hidrovias para o escoamento da produção”, afirma.

Os governadores foram unânimes na importância de que a Sudeco seja institucionalizada com urgência. Porém, Alexandre Padilha ponderou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2009 não admite a criação de qualquer instituição e cargos no executivo. “Será necessário que se faça uma revisão deste ponto para que a Sudeco saia do papel”, fala.

A carta que criou o Fórum e reivindicou a Sudeco foi assinada pelos governadores do Distrito Federal, José Arruda (DEM), de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) e pelos vices-governadores de Mato Grosso, Silval Barbosa e de Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith. Apesar de Minas e Tocantins não pertencerem à região, os estados têm participação na economia. A carta ainda instituiu a criação de um Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Centro Oeste.

Maira Sardinha

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Quinta, 21 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)