Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governador lança MS Florestal e destaca preservação

Maurício Hugo - 24 de abril de 2008 - 20:12

No lançamento do I Congresso Florestal de MS, há pouco, o governador André Puccinelli, além de destacar a importância do evento para preparar o Estado para o seu definitivo ingresso na silvicultura como atividade de grande rentabilidade, deu maior significância ao fato de, com o incentivo ao plantio de florestas, "se está evitando a derrubada do nosso cerrado, a utilização de nossas matas naturais para a produção de carvão e gerando riquezas e trabalho em Mato Grosso do Sul". Conforme lembrou o governador do Estado, o Mato Grosso do Sul já começa a ser referência para outros Estados com políticas de incentivo e legislações específicas para o setor da silvicultura. "Vamos, unidos, produzir muito, ao mesmo tempo, que estaremos preservando nossos recursos naturais".

A Secretária da Produção, Turismo e Desenvolvimento Agrário, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias destacou, em sua fala, abrindo a solenidade na Governadoria, no Parque dos Poderes, que o I Congresso Florestal de MS será o começo de um profundo aprendizado para toda a cadeia produtiva da silvicultura e até para o setor governamental. "Afinal é uma atividade nova. Só que, em função da grande demanda que começa a aparecer em empreendimentos que necessitarão de madeira em grande quantidade, o Estado tem que correr e promover o conhecimento de técnicos, produtores e empreendedores dessa área".

Estruturar a cadeia e atrair consumidores da madeira produzida é o grande objetivo hoje no segmento. Por isso o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Produção, Turismo e Desenvolvimento Agrário, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a Famasul – Federação da Agricultura, Pecuária de MS e a Fiems – Federação das Indústrias de MS, decidiram realizar, conjuntamente esse evento totalmente dedicado à silvicultura. Convencidos do potencial do Estado, os envolvidos no evento, que acontecerá dias 2 e 3 de junho, em Campo Grande, acreditam que com a união de todos é possível transformar Mato Grosso do Sul no maior produtor de madeira do País.

"Todas as fases do processo produtivo são importantes, mas é fundamental recordarmos o que ocorreu nas décadas de 70 e 80, quando houve grande produção de madeira e poucos consumidores em Mato Grosso do Sul. Precisamos atrair as indústrias", explica o diretor-executivo da Associação dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore), Benedito Mário Lázaro, um dos vários representantes dos segmentos de comercialização e industrialização de madeiras. Para ele, atrair as indústrias é ainda um dos principais gargalos da atividade.

Os primeiros passos para afastar a sombra do passado já estão sendo tomados, e um deles é a união das entidades e Governo do Estado no fomento da atividade. "Seminários e congressos, como o MS Florestal, são fundamentais nesta estruturação da cadeia e, também na capacitação dos envolvidos nela. É preciso profissionalismo em todas as fases", diz Lázaro.



PANORAMA


Nas décadas de 70 e 80 havia cerca de 500 mil hectares de florestas plantadas. Resultado de incentivos fiscais do Governo Federal. Muita produção, mas pouca procura. Hoje o Estado recebe empresas interessadas em adquirir o produto, mas ainda assim é preciso fomentar a produção e atrair as empresas. "Temos que lembrar que uma empresa desse segmento não é implantada para desenvolver trabalhos durante três anos, e sim em período que pode chegar a cem anos. E para abastecer estas empresas precisamos ter uma produção forte e estruturada", reforça Lázaro.

Atualmente Mato Grosso do Sul tem cerca de 200 mil hectares de florestas plantadas, cuja madeira é destinada à produção de papel e celulose e de carvão vegetal, direcionado as indústrias siderúrgicas que já existem ou estão em fase de implantação. A meta é atingir 600 mil hectares, a médio prazo.



Evento: 1º MS Florestal
Data: 02 e 03 de junho de 2008
Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo

SIGA-NOS NO Google News