Cassilândia, Quarta-feira, 26 de Julho de 2017

Últimas Notícias

26/08/2013 16:30

Governador lança festival de folclore e tradição gaúcha em Mato Grosso do Sul

Boris Valerio Verbisck, noticias ms
foto:  Rachid Waquedfoto: Rachid Waqued

Campo Grande (MS) - O governador André Puccinelli realizou, nesta sexta-feira (23), o lançamento do 24º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams). O evento aconteceu na Governadoria.

Com apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS) e o CTG Chama Crioula, o Festival será realizado no período de 10 a 13 de outubro, em São Gabriel do Oeste.

“É um grande apreço e com agradecimento que o governo do Estado lança o 24º festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha. O povo gaúcho é um dos que mais preserva suas tradições e é muito bonito ver passando de gerações em gerações a tradição gaúcha. Mato Grosso do Sul agradece o trabalho agregando valores sociais e culturais e o empreendedorismo no Estado do movimento e das famílias gaúchas”, destacou Puccinelli.

Tradicionalmente, o festival acontece todos os anos no mês de julho. Em 2013, devido à realização da Fenart – Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha no mesmo período, o Fegams foi adiado para o mês de outubro. O festival nacional acontece a cada dois anos em uma diferente região do Brasil; o município de Jataí (GO) sediou a última edição. Mato Grosso do Sul, que conta com 19 CTGs (sendo 10 ativos), foi representado por integrantes de sete centros.

Para Natal Marchiori, patrão do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-MS) é um momento muito importante a realização do 24ª Fegams. “É um momento de congraçamento do sistema tradicionalista gaúcho. O festival reúne artistas e culturas onde as tradições são passadas de geração para geração, com o lema a Grande Família Tradicionalista. É um movimento dos bons costumes, da boa vizinhança, da continuidade dos valores morais“ afirmou Natal.

Tendo como principais objetivos a preservação da tradição gaúcha e a integração com a cultura sul-mato-grossense, o Fegams reúne os tradicionalistas e a comunidade em geral numa festa onde a principal atração são as competições. As disputas envolvem diversas modalidades – Campeira (laço, rédeas, gineteadas, etc), Artística (poesia, causo, declamação, música, danças tradicionais, etc) e Esportiva (bocha, bolão, tava e truco) – nas categorias mirim, juvenil, adulta, xiru e veterano.

O prefeito de São Grabriel do Oeste, Adão Rolim, agradeceu o apoio do governo do Estado. “O governo do Estado, pela quinta vez, está nos apoiando e para nós o governador André é um grande parceiro. Este festival mantém viva as tradições gaúchas no estado, que se integra com a cultura do povo sul-mato-grossense” afirmou o Prefeito.

Durante todo o ano, os tradicionalistas dos CTGs do Estado desenvolvem trabalhos que envolvem pesquisa com as culturas gaúcha e sul-mato-grossense, por meio da dança, música, literatura, artesanato, culinária, usos e costumes, além de esportes e tradições campeiras. Assim, o Fegams é uma grande ferramenta para o desenvolvimento cultural gaúcho. E também é o momento em que ocorrem a confraternização e o fortalecimento do movimento tradicionalista e a integração com a sociedade.

O 24º Fegams foi contemplado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) no Fundo de Investimentos Culturais do Estado 2013 (FIC-MS). O evento é uma realização do MTG/MS e do CTG Chama Crioula. Durante o evento, o governador André Puccinelli recebeu um título de reconhecimento pelo apoio ao movimento das tradições gaúchas no Estado.

Estiveram presentes o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim; patrão do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul – MTG/MS, Natal Marchioro; patrão do CTG Chama Crioula (São Gabriel do Oeste), Flávio Sordi; diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, o Deputado Estadual Eduardo Rocha, a secretário de Estado de Habitação e Cidades, Carlos Marum, prefeitos, secretários de estados e representantes da tradução gaúcha e CTGs.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 26 de Julho de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 25 de Julho de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)