Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/08/2013 16:30

Governador lança festival de folclore e tradição gaúcha em Mato Grosso do Sul

Boris Valerio Verbisck, noticias ms
foto:  Rachid Waquedfoto: Rachid Waqued

Campo Grande (MS) - O governador André Puccinelli realizou, nesta sexta-feira (23), o lançamento do 24º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams). O evento aconteceu na Governadoria.

Com apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS) e o CTG Chama Crioula, o Festival será realizado no período de 10 a 13 de outubro, em São Gabriel do Oeste.

“É um grande apreço e com agradecimento que o governo do Estado lança o 24º festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha. O povo gaúcho é um dos que mais preserva suas tradições e é muito bonito ver passando de gerações em gerações a tradição gaúcha. Mato Grosso do Sul agradece o trabalho agregando valores sociais e culturais e o empreendedorismo no Estado do movimento e das famílias gaúchas”, destacou Puccinelli.

Tradicionalmente, o festival acontece todos os anos no mês de julho. Em 2013, devido à realização da Fenart – Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha no mesmo período, o Fegams foi adiado para o mês de outubro. O festival nacional acontece a cada dois anos em uma diferente região do Brasil; o município de Jataí (GO) sediou a última edição. Mato Grosso do Sul, que conta com 19 CTGs (sendo 10 ativos), foi representado por integrantes de sete centros.

Para Natal Marchiori, patrão do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-MS) é um momento muito importante a realização do 24ª Fegams. “É um momento de congraçamento do sistema tradicionalista gaúcho. O festival reúne artistas e culturas onde as tradições são passadas de geração para geração, com o lema a Grande Família Tradicionalista. É um movimento dos bons costumes, da boa vizinhança, da continuidade dos valores morais“ afirmou Natal.

Tendo como principais objetivos a preservação da tradição gaúcha e a integração com a cultura sul-mato-grossense, o Fegams reúne os tradicionalistas e a comunidade em geral numa festa onde a principal atração são as competições. As disputas envolvem diversas modalidades – Campeira (laço, rédeas, gineteadas, etc), Artística (poesia, causo, declamação, música, danças tradicionais, etc) e Esportiva (bocha, bolão, tava e truco) – nas categorias mirim, juvenil, adulta, xiru e veterano.

O prefeito de São Grabriel do Oeste, Adão Rolim, agradeceu o apoio do governo do Estado. “O governo do Estado, pela quinta vez, está nos apoiando e para nós o governador André é um grande parceiro. Este festival mantém viva as tradições gaúchas no estado, que se integra com a cultura do povo sul-mato-grossense” afirmou o Prefeito.

Durante todo o ano, os tradicionalistas dos CTGs do Estado desenvolvem trabalhos que envolvem pesquisa com as culturas gaúcha e sul-mato-grossense, por meio da dança, música, literatura, artesanato, culinária, usos e costumes, além de esportes e tradições campeiras. Assim, o Fegams é uma grande ferramenta para o desenvolvimento cultural gaúcho. E também é o momento em que ocorrem a confraternização e o fortalecimento do movimento tradicionalista e a integração com a sociedade.

O 24º Fegams foi contemplado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) no Fundo de Investimentos Culturais do Estado 2013 (FIC-MS). O evento é uma realização do MTG/MS e do CTG Chama Crioula. Durante o evento, o governador André Puccinelli recebeu um título de reconhecimento pelo apoio ao movimento das tradições gaúchas no Estado.

Estiveram presentes o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim; patrão do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul – MTG/MS, Natal Marchioro; patrão do CTG Chama Crioula (São Gabriel do Oeste), Flávio Sordi; diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, o Deputado Estadual Eduardo Rocha, a secretário de Estado de Habitação e Cidades, Carlos Marum, prefeitos, secretários de estados e representantes da tradução gaúcha e CTGs.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)