Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governador lamenta morte e diz que prefeito deixa legado político

Campo Grande News - 01 de novembro de 2017 - 10:13

Em nota de pesar, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lamenta a morte do prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, dizendo que ele deixa um legado político na vida pública. "Que o seu legado de dedicação nas ações em defesa da cidade, fortaleçam a caminhada cotidiana de sua família e do povo corumbaense".

A nota cita que além de prefeito, Ruiter também era um servidor de carreira do Grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização de Mato Grosso do Sul. De acordo com a assessoria do Governo do Estado, Reinaldo deve sair da Capital ainda pela manhã para chegar à Cidade Branca para o início da despedida.

O corpo do prefeito já foi liberado do Proncor e deve chegar à capital do Pantanal por volta do meio-dia. Ruiter faleceu na madrugada desta quarta-feira (1) em Campo Grande, após passar por uma cirurgia para corrigir um aneurisma da aorta abdominal.

Vida política - Eleito prefeito em 2004 pelo PT, Ruiter nasceu em Corumbá no dia 24 de janeiro de 1964 e lá fez seu berço político, tanto que foi reeleito em 2008 e, em 2012, viu o PT eleger Paulo Duarte como seu sucessor na prefeitura. Antes de político, Ruiter era auditor fiscal do Estado. No período em que José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, foi governador, o prefeito chegou a ocupar o cargo de superintendente de Administração Tributária.

Em 2014, ele foi candidato a deputado federal, tendo recebido 18.502 votos. A 26ª posição nas urnas garantiu a ele a primeira suplência da coligação. Porém, em 2015, alegando perseguição no partido, Ruiter se desfiliou do PT e foi parar o PSDB, onde contou com o apoio do governador Reinaldo Azambuja.

Com o apoio tucano, Ruiter conseguiu ser eleito em 2016 prefeito de Corumbá pela terceira vez. Ele derrotou nas urnas justamente Paulo Duarte, que também saiu do PT, mas foi para o PTB. Esse era o primeiro ano de Ruiter à frente do novo mandato como prefeito de Corumbá, tendo como vice-prefeito Marcelo Iunes (PTB).

SIGA-NOS NO Google News