Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governador empossa novo reitor da UEMS dia 26

19 de setembro de 2007 - 16:02

Na próxima quarta-feira (26), o governador André Puccinelli dá posse aos professores Gilberto José de Arruda, na reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e Adilson Crepalde, na vice-reitoria. A solenidade será às 10h no auditório da Governadoria, localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Já a transmissão de cargo será às 19h, na sede da universidade, em Dourados, quando deixam as funções Luiz Antônio Alvares Gonçalves (reitor) e Eleuza Ferreira Duarte (vice).

Gilberto foi eleito pela comunidade universitária no dia 30 de junho de 2007, por meio de processo de eleição direta. O novo reitor estará à frente da instituição nos próximos quatro anos, quando vai administrar um recurso anual de mais de R$ 80 milhões, a serem aplicados nas unidades da UEMS espalhadas em 15 municípios do estado.

A UEMS conta hoje com 968 servidores – 602 professores (entre efetivos e convocados) e 366 técnicos administrativos; 3.363 alunos matriculados em 40 cursos de graduação; 471 em 16 especializações e 18 alunos distribuídos em um mestrado e um doutorado. Em seus 14 anos de existência, já graduou 5.313 acadêmicos.

Nova gestão - Gilberto José de Arruda (39) é professor de Química na UEMS desde 2002. Na instituição, já coordenou o curso de Química, em Dourados. É licenciado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutor em Físico Química pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pós doutor nas áreas de Ciências de Materiais pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Adilson Crepalde (44) é professor de inglês na UEMS desde 1999. É graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Adamantina (SP), Tradutor/Intérprete pela Universidade Ibero-Americana (SP) e mestre História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Na UEMS, já presidiu a Associação dos Docentes.

Três princípios devem nortear o mandato da nova administração: ética, transparência e compromisso. Ambos defendem a construção coletiva da universidade, com planejamento e avaliação coerente da instituição, por meio de decisões dos conselhos superiores. Os principais objetivos e metas dos eleitos para os quatro anos são: defender a autonomia da UEMS; estabelecer uma política de descentralização dos recursos orçamentários; promover a expansão de cursos de graduação de forma planejada; gerar condições para a implantação de cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado; participar da consolidação da Cidade Universitária em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); e incentivar a produção científica e artística como processo de realização do ser humano.

Isabela Schwengber
Assessoria de Imprensa / UEMS

SIGA-NOS NO Google News