Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/06/2009 07:57

Governador do Tocantins ficará no cargo

Marco Antonio Soalheiro , Agência Brasil

Brasília - O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, que teve o mandato cassado na madrugada de hoje (26), por unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderá permanecer no cargo até o julgamento final de eventuais embargos de declaração (recursos) contra a decisão. Miranda e o vice-governador Paulo Sidnei Antunes foram cassados por abuso de poder político nas eleições de 2006. O TSE acatou recurso do ex-governador Siqueira Campos, segundo colocado na eleição.

Se for confirmada a cassação, o tribunal determinou a realização de eleição indireta pela Assembléia Legislativa estadual, na qual qualquer cidadão, com exceção dos cassados, poderá candidatar-se. A nova eleição se faz necessária porque Miranda foi eleito em 2006, em primeiro turno,com 51,48% dos votos válidos, computados como nulos após a cassação, e por já ter sido cumprido mais da metade do mandato.

Em seu voto, o relator Félix Fischer destacou provas de que houve propaganda vedada e distr-buição de "benesses" indevidas a diversos eleitores. Segundo o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, os candidatos "incidiram numa ilegitimidade formal" que invalida o resultado alcançado nas urnas.

O parecer da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) também foi pela cassação, por entender que houve na época propaganda massiva de vinculação do nome do governador aos benefícios concedidos.

A denúncia era de que o governador Marcelo Miranda distribuiu a possíveis eleitores recursos bens, brindes, prêmios, casas, óculos, cestas básicas e consultas médicas, por meio do programa social estadual "Governo Mais Perto de Você", sem autorização legislativa e previsão orçamentária. Siqueira Campos alegava ainda na ação que Miranda infringiu a legislação eleitoral ao utilizar a máquina pública para criar cargos, fazer nomeações irregulares e movimentar servidores públicos estaduais.

O advogado de Siqueira Campos, João Costa Ribeiro, ressaltou que Miranda doou mais de 5 mil lotes e 81 mil óculos em ano eleitoral , além de utilizar-se do cargo para atender “apadrinhados da elite” do Tocantins. A campanha de Miranda foi definida por Ribeiro como “um rol de irregularidades”.

Pela defesa do governador, o advogado Torquato Jardim alegou que “por se tratar de reeleição, a candidatura não reprime as demandas sociais” e que não houve “abuso da autorização administrativa para obtenção de votos”.

Os recursos para a cassação de governadores têm sido constantes no TSE. Dos eleitos em 2006, outros dois - Cássio Cunha Lima, na Paraíba, e Jackson Lago, no Maranhão - perderam os mandatos, cassados pelo tribunal por irregularidades cometidas na campanha. Os governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique, e do Amapá, Waldez Góes, foram absolvidos das acusações e mantiveram seus mandatos.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)