Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governador do Paraná assume presidência do Codesul

Lúcia Nórcio/ABr - 09 de março de 2005 - 10:12

O governador do Paraná, Roberto Requião, assume amanhã (10) a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A região, que abrange 11% da área territorial brasileira, tem cerca de 27 milhões de habitantes e é responsável por um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em mais de R$ 200 bilhões.

Criado para fortalecer o desenvolvimento econômico e social da região, o Codesul, segundo o governador, terá agora ações mais efetivas para integração ao Mercosul. "Este será um marco político e histórico ao bloco do Mercado Comum do Sul. O fortalecimento dos laços vai transformar os quatro estados em agentes principais de negócios com os países do Mercosul".

Durante a posse, Requião receberá representantes da Junta da Galícia, região da Espanha que possui cooperação similar com o norte de Portugal. A junta poderá ser o instrumento capacitador de lições práticas para o Codesul a partir deste ano. Além da Junta da Galícia e da participação dos governadores dos estados-membros, a posse de Requião irá contar, pela primeira vez na história do Codesul, com a presença de três governadores e três representantes de províncias da Argentina.

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul foi criado em 1961, por meio de convênio entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o conselho. A entidade tem como objetivo encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, como a concentração do crescimento no centro do país. A presidência do Codesul tem gestão anual, sendo alternada entre os governadores dos quatro estados-membros.

SIGA-NOS NO Google News