Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governador diz que Uems tem dinheiro para manter cursos

Valdelice Bonifácio , Midiamax - 25 de maio de 2009 - 13:43

O governador André Puccinelli (PMDB) rechaçou, nesta manhã, as informações segundo às quais a UEMS ( Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) estaria prestes a fechar cursos por falta de dinheiro para mantê-los em funcionamento. Para ele, o problema da universidade é uma questão de gestão e não de recursos escassos.

“Se eles vão fechar cursos é porque o Couni, Conselho Universitário, se reuniu e definiu pelo fechamento de cursos, o que comprova a autonomia da instituição para gerir os recursos”, afirmou agora há pouco durante entrevista coletiva na sala de reuniões da Governadoria.

“Recursos não estão faltando, o governo tem repassado 13% a mais recursos em relação a 2008 e, no ano passado, já repassei 13% a mais em relação a 2007. Ou seja, estamos repassando muitos milhões a mais que o governo Zeca”, completou.

O governador relatou ainda ter apresentado as planilhas em recente reunião com acadêmicos que lhe apresentaram queixas. “Neste ano, nós aumentamos o repasse. Está sobrando mais dinheiro para custeio. Quando viram os números ficaram abismados, mandei falar os reitores”, declarou.

O governador disse ter informações que a Uems quer fechar os cursos de Letras e História em Dourados e de Letras e Matemática em Cassilândia. “Mas, eles têm dinheiro para continuar os cursos”, assegura.

Ao final da entrevista ainda alfinetou a reitoria da instituição. “Se for verdade, que a reitoria diz que não tem dinheiro, eles poderiam dispensar a viagem de 30 dias à Europa. Pediram-me autorização para fazer, respondi que a Uems tem autonomia administrativa e financeira. Não sou eu que digo”, relatou.

O governador não quis falar em valores, mas o repasse previsto para a Uems neste ano, segundo a peça orçamentária, é de R$ 65 milhões.

SIGA-NOS NO Google News