Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: você sabe o que é Gota?

Mundo Fitness

Laís Bittencourt de Moraes* - 27 de novembro de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: você sabe o que é Gota?

A gota é uma doença crônica, de caráter genético e não contagiosa, provocada por um aumento da quantidade de ácido úrico no sangue. Isso pode resultar em um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações, gerando, nos seus portadores, surtos de artrite secundária com desconforto e dor.

Nem todas as pessoas que apresentam elevadas taxas de ácido úrico no sangue (hiperucemia) manifestam essa doença; em geral em torno de 20% desses pacientes desenvolvem essa patologia.

A gota é mais incidente no sexo masculino e geralmente ocorre após os 35 anos de idade. Têm grande relação com a obesidade, a diabetes, a insuficiência renal e as alterações de colesterol.

A forma mais comum de acontecer essa doença é por meio da ausência congênita de um mecanismo enzimático que excreta o ácido úrico pelos rins. É que algumas pessoas nascem sem a quantidade suficiente das enzimas responsáveis pela excreção do ácido úrico. Por esse motivo, não ocorre a eliminação adequada dessa substância e aumenta a concentração do ácido no sangue.

As bebidas alcoólicas (principalmente as fermentadas, como a cerveja) e os alimentos ricos em purinas, como o tomate, a carne, o feijão e os frutos do mar, podem ser uma importante fonte para aumentar os níveis de ácido úrico no organismo.

Normalmente, o sintoma inicial dessa doença é um inchaço no primeiro dedo do pé (hálux). Essa crise pode ocorrer por mais ou menos uns sete dias. Todavia, novos ataques podem surgir após meses ou anos, comprometendo a mesma ou outras articulações. Esses problemas são mais comuns nos membros inferiores (nas pernas), mas, podem ocorrer em qualquer articulação do corpo humano.

Ademais, se o paciente não se tratar corretamente, as articulações podem ficar com deformidades e as bursas, os tendões, os ligamentos e as cartilagens, podem ser comprometidas pelos depósitos de cristais de monourato de sódio.

O diagnóstico da gota pode ser realizado pela história clínica do paciente, através de minuciosas avaliações (para descartar outras patologias) e por exames laboratoriais e de raio-X.

Não existe cura definitiva para a gota. O tratamento deve ser levado a sério e o paciente precisa estar ciente dos problemas que essa patologia pode causar no seu organismo.

Normalmente são indicadas terapias medicamentosas, Fisioterapia e uma dieta balanceada.

Mantenha-se informado e cuide da sua saúde!

*Fisioterapeuta. Crefito9/80247-F. Pós-graduada em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica (UNOESTE-SP). Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN-MS). Formada em Aurículo e crânio-acupuntura. Formada no método Pilates. Pós-graduanda em Acupuntura (ABA-Associação Brasileira de Acupuntura).

SIGA-NOS NO Google News