Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gorduras podem ser consumidas em pequenas proporções

Agência do Rádio - 31 de outubro de 2006 - 06:39

Muitas pessoas pensam que, para manter a forma e a saúde, é preciso abolir todo tipo de gordura. O que elas não sabem é que sem a gordura o organismo não funciona. Os lipídios são fundamentais porque ajudam na produção de hormônios e na absorção de vitaminas, além de conter elementos que atuam no combate ao colesterol. Existem quatro tipos de gorduras: as monoinsaturadas, as poliinsaturadas, as saturadas e as gorduras trans. Delas, as mais recomendadas são as monoinsaturadas, mais conhecidas como "gorduras boas", que são encontradas no azeite, nas castanhas e nozes, além de alguns peixes como o salmão. O nutricionista Leonardo Costa explica por que elas são as mais indicadas.

"As monoinsaturadas são as melhores porque limpam o seu sangue, passam varrendo o sangue das gorduras ruins, enquanto que as saturadas têm o efeito contrário, elas passam deixando moléculas de gordura pelo sangue e essas moléculas acabam aderindo à parede da artéria e fazendo o que a gente chama de ateroma, que é a formação de uma placa que diminui o fluxo do sangue naquele lugar."

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nutrição Clínica, a porção de gordura que uma pessoa sedentária deve consumir está entre 25% e 30% da quantidade diária de nutrientes. Já para quem pratica exercícios físicos regulares, o consumo de carboidratos deve ser um pouco maior, e a ingestão de gorduras, reduzidas para 20% a 25% da dieta.

De Brasília, Eline Santos






SIGA-NOS NO Google News