Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: terapias combinadas atuam no combate a gordura localizada

Mundo Fitness

Minha Vida - 05 de janeiro de 2024 - 11:00

Mundo Fitness: terapias combinadas atuam no combate a gordura localizada

A gordura localizada nada mais é que um acúmulo de tecido adiposo (popularmente conhecido como "gordura") em determinada região corporal. Por não representar um problema exclusivo de pessoas obesas ou em sobrepeso, a presença de gordura em alguma parte do corpo é uma condição comum até mesmo em indivíduos magros, principalmente em flancos, braços, abdomens, coxas e quadris, além da região dorsal.

Normalmente o acúmulo dessa gordura se dá pela inatividade física regular e má alimentação, mas o desequilíbrio hormonal pode colaborar principalmente na região dos quadris e das coxas, sendo comuns alterações no metabolismo adiposo e circulação linfática. A má postura e a genética também podem influenciar na forma em que essa gordura se comportará em relação à sua distribuição.

Os tratamentos com técnicas combinadas para solução da gordura localizada são uma boa opção, desde que tenham em vista fundamentos baseados na fisiologia do tecido adiposo e do tecido abordado. É importante ressaltar que esse tipo de tratamento não é indicado para reversão da obesidade. Ao traçar como objetivo a redução do tecido de gordura, busca-se a redução da quantidade de células adiposas em determinada região e, portanto, a redução de medidas apenas.

Os tratamentos combinados precisam ser traçados conforme o perfil do indivíduo e do tecido avaliado previamente por profissional capacitado. Quanto à área do corpo que está sendo tratada, é importante observar, por exemplo, se há alguma flacidez atrelada à pele ou à musculatura do local, permitindo tratá-la num todo, garantindo a melhora do contorno e uma silhueta visualmente estética. Veja a seguir algumas combinações comuns de aparelhos:

Ultrassom estético + corrente elétrica + massagem

O ultrassom estético de 3 MHz combinado à corrente estereodinâmica pode ser realizado antes de uma massagem modeladora. Ele age sobre a gordura e esvazia o adipócito, mantendo a integridade da membrana celular e transformando-a em delgadas partículas, a partir das ondas emitidas (que geram pequenas agitações). Já a corrente estereodinâmica, por promover ativação do sistema linfático, facilita a eliminação desse produto por ajudar na abertura dos capilares linfáticos e no captar do mesmo no interstício, trazendo bons resultados na diminuição de medidas. A massagem modeladora pode estar aliada a esse procedimento, com movimentos vigorosos para "reorganização" do tecido adiposo abordado, melhorando o contorno corporal e a circulação, auxiliando na mobilização de líquidos.

Diferentes tipos de ultrassom

Pode-se optar também pelo uso do ultrassom focalizado de alta intensidade que alcança o tecido subcutâneo (em torno de 10mm de profundidade), permitindo que a membrana da céula de gordura seja rompida, acarretando benefícios no contorno corporal. Este pode ser combinado a um sistema de drenagem mecânica, o ultrassom de multidrenagem, que reúne 18 transdutores responsáveis pela realização da drenagem dos resíduos desse processo para o sistema linfático.

Ultrassom + radiofrequência

Pode-se combinar ainda ultrassom com radiofrequência. Por exemplo, as ondas do ultrassom shear waves (ondas de cisalhamento), quando dispersas, agem sobre a membrana da célula de gordura, rompendo-a. Nesse caso, após a destruição do adipócito, a eliminação dos resíduos é natural e feita aos poucos (auxiliada pelo sistema linfático). O ultrassom shear waves trabalha com o modo quente, que acelera o metabolismo, utilizando as ondas de compressão (responsáveis por pré-aquecer o tecido adiposo e elevar a eficácia das ondas de cisalhamento), e com o modo frio, que se prevalece de ondas de cisalhamento e foca nos adipócitos. Vale ressaltar que a quebra da célula de gordura, neste processo, é seletiva e por isso não causa danos a outros tecidos. Após seu uso, pode-se optar pela radiofrequência, que melhorará a textura da pele e o contorno da área tratada. A drenagem linfática manual, neste caso, pode estar aliada em dia diferente dessa aplicação, melhorando e potencializando o estímulo no tecido.

Criolipólise + drenagem linfática

A criolipólise também é uma técnica viável ao tratamento da gordura localizada. Ela atua através do resfriamento intenso e localizado das células adiposas na região tratada, levando suas células à morte por apoptose para auxiliar na eliminação da gordura localizada, sem causar danos a outros tecidos. A liberação dessas células e a redução de tecido adiposo é gradual e tem seu resultado por volta de 90 dias após a aplicação. É importante avaliação prévia por profissional capacitado. A drenagem linfática manual pode ser aliada a esta técnica, pois neste caso auxiliaria o sistema linfático na eliminação dos resíduos resultantes do processo de morte celular estabelecido.

Eletrolipólise + drenagem linfática

A eletrolipólise é a aplicação de correntes de baixa frequência sobre a região adiposa, normalmente 25Hz, que atua realizando quebra das células de gordura e auxiliando sua eliminação. Pode ser complementada pela drenagem linfática manual, melhorando a oxigenação do tecido e somando benefícios sobre o sistema linfático, que eliminará os resíduos deste metabolismo.

Combinar ou não combinar?

Não existem combinações melhores nem piores, existem bons profissionais com olhar voltado a avaliação tecidual e identificação de sua necessidade. Alguns tratamentos sozinhos são por si só eficazes, não excluindo a eficiência das terapias combinadas, por isso a necessidade de avaliação prévia.

Taynara Lima
FISIOTERAPIA - CREFITO 178459-F/RJ
ESPECIALISTA MINHA VIDA

SIGA-NOS NO Google News