Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Goiás supende leilões de gado em novembro

Agência Goiana de Comunicação - 28 de outubro de 2005 - 08:56

O secretário da Agricultura, Roberto Balestra (foto), baixou portaria hoje proibindo a realização de leilões, exposições, feiras e outras aglomerações que promovam o comércio de animais suscetíveis à febre aftosa durante o mês de novembro. A portaria determina a permissão para o trânsito de bovinos e bubalinos apenas aos animais que já tenham recebido a dose da vacina contra a aftosa, cuja segunda etapa começa amanhã.

A proibição dos leilões, feiras e exposições vai se estender por todo o mês de novembro. A decisão tem por objetivo aumentar a segurança em relação à condição sanitária do rebanho goiano, que está estimado em mais de 20 milhões de cabeças.

Desde a confirmação do primeiro foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul, a Seagro e a Agrodefesa vêm tomando várias providências para manter Goiás como área livre da doença. De imediato, foi feito o rastreamento dos animais que vieram do MS, as barreiras sanitárias foram reforçadas nas fronteiras e outras portarias proibindo a entrada de animais vivos suscetíveis à febre aftosa, bem como seus produtos e subprodutos vindos do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

SIGA-NOS NO Google News