Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Goiás reforça barreiras para evitar aftosa

Agência Goiana de Comunicação - 14 de outubro de 2005 - 11:01

Sessenta pessoas trabalham de forma intensiva nas barreiras entre Goiás e Mato Grosso do Sul. O objetivo é evitar a entrada de animais provenientes do município sul-matogrossense de Eldorado. Além de nove equipes nas rodovias, há também os técnicos que atuam com informações e rastreamentos de animais que saíram de Eldorado. As equipes ficam nas barreiras de Aporé, Chapadão do Céu e Itajá (Cassilândia).

Hoje Goiás é zona livre com vacinação. “Goiás corre o mínimo risco de voltar a ter focos”, explicou o presidente da Agrodefesa, Maurício de Faria. “Nosso índice de vacinação é alto, a constância é boa e, além disso, temos um levantamento soro-epidemiológico mostrando que há dez anos não temos atividade viral em Goiás”, esclarece ao explicar a segurança do Estado em relação à sanidade animal.

Goiás hoje produz e exporta carne para a União Européia, Chile, África do Sul e Ásia. “As exportações não foram prejudicadas uma vez que Goiás não foi incluído na lista de Estados que deixarão de exportar por causa dos focos”, explica o presidente.

Gripe Aviária
Maurício Faria comentou também sobre a gripe aviária, doença que já está em países da América do Sul. Segundo ele, os avicultores estão tomando cuidado para não importar animais de países atingidos. Maurício afirma que não há risco da doença chegar em Goiás.

SIGA-NOS NO Google News