Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/07/2005 07:23

Goiás poderá ganhar duas novas universidades federais

Agência Câmara

A Câmara analisa os projetos de lei 5380/05 e 5381/05, ambos do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), que autorizam o governo federal a criar as universidades federais do Norte Goiano (Unifeng) e da Chapada dos Veadeiros (UFCV), ambas em Goiás.
"A existência de uma instituição federal de educação superior de boa qualidade atenderia aos jovens goianos do interior que desejam dar continuidade aos estudos, mas não dispõem de recursos financeiros para custear o altíssimo custo de manutenção acadêmica em outras cidades e na capital do estado", afirmou Leréia.

Migração
O deputado prevê que a Unifeng vai ajudar a estancar a imigração de jovens do norte e o noroeste de Goiás que buscam melhores condições de ensino. Esse movimento migratório, na opinião do deputado, é uma das principais causas da redução de 3,86% na população no norte do estado. "A criação de uma universidade federal na região ajudaria a fixar os jovens que hoje têm que sair de suas cidades em busca de educação superior", considerou.
Já a UFCV atenderia, de acordo com Leréia, a microrregião da Chapada dos Veadeiros, que também sofre queda de população, e a região do Entorno do Distrito Federal. O deputado salientou que essas regiões apresentam "elevados índices de desenvolvimento econômico, baseado nos segmentos rural, industrial e turismo", mas precisam de uma universidade para dar "maior qualificação para proporcionar a geração do conhecimento e inovação tecnológica".

Tramitação
O PL 5380/05 tramita em conjunto com o PL 5184/05, do deputado Barbosa Neto (PSB-GO), que propõe uma universidade no norte goiano. O PL 5381/05 será analisado nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Educação e Cultura; Finanças e Tributação (Art. 54 RICD); e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.



Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Rodrigo Bittar

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)