Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Goiás poderá ganhar duas novas universidades federais

Agência Câmara - 12 de julho de 2005 - 07:23

A Câmara analisa os projetos de lei 5380/05 e 5381/05, ambos do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), que autorizam o governo federal a criar as universidades federais do Norte Goiano (Unifeng) e da Chapada dos Veadeiros (UFCV), ambas em Goiás.
"A existência de uma instituição federal de educação superior de boa qualidade atenderia aos jovens goianos do interior que desejam dar continuidade aos estudos, mas não dispõem de recursos financeiros para custear o altíssimo custo de manutenção acadêmica em outras cidades e na capital do estado", afirmou Leréia.

Migração
O deputado prevê que a Unifeng vai ajudar a estancar a imigração de jovens do norte e o noroeste de Goiás que buscam melhores condições de ensino. Esse movimento migratório, na opinião do deputado, é uma das principais causas da redução de 3,86% na população no norte do estado. "A criação de uma universidade federal na região ajudaria a fixar os jovens que hoje têm que sair de suas cidades em busca de educação superior", considerou.
Já a UFCV atenderia, de acordo com Leréia, a microrregião da Chapada dos Veadeiros, que também sofre queda de população, e a região do Entorno do Distrito Federal. O deputado salientou que essas regiões apresentam "elevados índices de desenvolvimento econômico, baseado nos segmentos rural, industrial e turismo", mas precisam de uma universidade para dar "maior qualificação para proporcionar a geração do conhecimento e inovação tecnológica".

Tramitação
O PL 5380/05 tramita em conjunto com o PL 5184/05, do deputado Barbosa Neto (PSB-GO), que propõe uma universidade no norte goiano. O PL 5381/05 será analisado nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Educação e Cultura; Finanças e Tributação (Art. 54 RICD); e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.



Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Rodrigo Bittar

SIGA-NOS NO Google News