Cassilândia, Quarta-feira, 24 de Maio de 2017

Últimas Notícias

16/12/2007 07:21

Goiás ganha laboratório para fiscalizar entidades

Tatiana Matos/ABr

Brasília - Vinte anos depois do acidente com o Césio-137, Goiás ganhou, nesta semana, um laboratório para ajudar na fiscalização de hospitais e de entidades que trabalham com técnicas nucleares. O ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e o governador de Goiás, Alcides Rodrigues, inauguraram na quinta-feira (13), em Abadia (GO), o Laboratório de Radioproteção, montado no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste.

Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), esse é o primeiro laboratório do tipo no Centro-Oeste. A unidade realizará estudos e pesquisas de radioproteção, química ambiental e densiometria nas áreas de meio ambiente e saúde. Os projetos serão feitos em parceria com a Universidade Federal de Goiás, a Companhia de Recursos Minerais (CPRM), a Agência Ambiental de Goiás e a Vigilância Sanitária.

O laboratório também ajudará na fiscalização do manejo de resíduos nucleares para evitar acidentes como o do Césio-137, provocado pela abertura de uma cápsula com o elemento radioativo por trabalhadores de um ferro-velho. O lixo recolhido na época está depositado em Abadia e deve levar cerca de 180 anos para ser descontaminado.

A inauguração faz parte da comemoração dos 51 anos de criação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Durante a inauguração, também foi firmado convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o governo de Goiás para a criação de 17 Centros Vocacionais Tecnológicos, que formará pessoal para exercer atividades ligadas ao desenvolvimento científico e fornecerá tecnologia para ajudar os pequenos produtores.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 23 de Maio de 2017
Segunda, 22 de Maio de 2017
21:25
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)