Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Goiás ganha laboratório para fiscalizar entidades

Tatiana Matos/ABr - 16 de dezembro de 2007 - 07:21

Brasília - Vinte anos depois do acidente com o Césio-137, Goiás ganhou, nesta semana, um laboratório para ajudar na fiscalização de hospitais e de entidades que trabalham com técnicas nucleares. O ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e o governador de Goiás, Alcides Rodrigues, inauguraram na quinta-feira (13), em Abadia (GO), o Laboratório de Radioproteção, montado no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste.

Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), esse é o primeiro laboratório do tipo no Centro-Oeste. A unidade realizará estudos e pesquisas de radioproteção, química ambiental e densiometria nas áreas de meio ambiente e saúde. Os projetos serão feitos em parceria com a Universidade Federal de Goiás, a Companhia de Recursos Minerais (CPRM), a Agência Ambiental de Goiás e a Vigilância Sanitária.

O laboratório também ajudará na fiscalização do manejo de resíduos nucleares para evitar acidentes como o do Césio-137, provocado pela abertura de uma cápsula com o elemento radioativo por trabalhadores de um ferro-velho. O lixo recolhido na época está depositado em Abadia e deve levar cerca de 180 anos para ser descontaminado.

A inauguração faz parte da comemoração dos 51 anos de criação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Durante a inauguração, também foi firmado convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o governo de Goiás para a criação de 17 Centros Vocacionais Tecnológicos, que formará pessoal para exercer atividades ligadas ao desenvolvimento científico e fornecerá tecnologia para ajudar os pequenos produtores.


SIGA-NOS NO Google News