Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/12/2007 07:21

Goiás ganha laboratório para fiscalizar entidades

Tatiana Matos/ABr

Brasília - Vinte anos depois do acidente com o Césio-137, Goiás ganhou, nesta semana, um laboratório para ajudar na fiscalização de hospitais e de entidades que trabalham com técnicas nucleares. O ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e o governador de Goiás, Alcides Rodrigues, inauguraram na quinta-feira (13), em Abadia (GO), o Laboratório de Radioproteção, montado no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste.

Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), esse é o primeiro laboratório do tipo no Centro-Oeste. A unidade realizará estudos e pesquisas de radioproteção, química ambiental e densiometria nas áreas de meio ambiente e saúde. Os projetos serão feitos em parceria com a Universidade Federal de Goiás, a Companhia de Recursos Minerais (CPRM), a Agência Ambiental de Goiás e a Vigilância Sanitária.

O laboratório também ajudará na fiscalização do manejo de resíduos nucleares para evitar acidentes como o do Césio-137, provocado pela abertura de uma cápsula com o elemento radioativo por trabalhadores de um ferro-velho. O lixo recolhido na época está depositado em Abadia e deve levar cerca de 180 anos para ser descontaminado.

A inauguração faz parte da comemoração dos 51 anos de criação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Durante a inauguração, também foi firmado convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o governo de Goiás para a criação de 17 Centros Vocacionais Tecnológicos, que formará pessoal para exercer atividades ligadas ao desenvolvimento científico e fornecerá tecnologia para ajudar os pequenos produtores.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)