Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/06/2006 14:43

Goiás está livre da Sigatoka Negra

Agência Goiana de Comunicação

Goiás foi declarado zona livre da Sigatoka Negra por instrução normativa do Ministério da Agricultura. A não-existência da doença que ataca lavouras de bananas foi constatada através de trabalho realizado pela Gerência de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, que fez levantamento de todas as propriedades rurais do Estado onde são cultivadas lavouras comerciais do fruto.

De acordo com o coordenador de Emergências Fitossanitárias da Agrodefesa, o engenheiro agrônomo Carlos Alberto de Bastos, dentro do levantamento foram realizadas as seguintes atividades: cadastro das propriedades, inspeção fitossanitárias das lavouras, fiscalização do trânsito do fruto, destruição de plantas em rotas de risco e análise laboratorial para detecção do fungo da Sigatoka Negra.
Vantagens

O trabalho, que possibilitou ao Ministério da Agricultura declarar o Estado zona livre da doença, começou em 2000. Isso vai permitir ao Estado exportar o fruto para outros Estados brasileiros e também para o exterior, além de desenvolver um forte cultivo da bananicultura no Estado. Goiás produz anualmente cerca de 125 mil toneladas de banana em 11 mil hectares distribuídos por 1.207 propridades que praticam a atividade comercial.

Segundo o agrônomo, a Sigatoka Negra já está disseminada nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além dos estados da Região Norte, com exceção do Tocantins. O fungo, conforme disse, adquire resistência muito rápido aos defensivos agrícolas, o que dificulta o seu combate.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)