Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

GO - Saúde proíbe uso de plástico em garrafão de água

Agência Goiana de Comunicação - 17 de abril de 2006 - 18:49

As empresas que envazam e vendem água mineral em Goiás estão impedidas de envolver os garrafões de 20 litros com plástico. O material, considerado pela população leiga como medida de proteção, proporciona riscos à saúde pelo fato de atrair poeira e outros agentes que contaminam. A portaria proibindo o uso do filme plástico na parte externa do garrafão retornável de água mineral, já foi assinada pelo secretário da Saúde, Fernando Cupertino.

No documento, o secretário justifica a medida pelo fato de o filme plástico possuir carga eletrostática que atrai poeira e outras substâncias que contaminam. As superfícies externas do material possuem naturalmente uma carga microbiológica. O secretário argumentou ainda, que a água residual entre a película do plástico e a parede do garrafão pode propiciar o desenvolvimento de fungos e de bactérias. A água pode ser contaminada por esporos de fungos e bactérias pelo manuseio inadequado do garrafão.

A coordenadora de Alimentos da Svisa, Márcia Regina de Moura Dias, informa que tem feito fiscalizações e que muitas empresas estabelecidas na capital e no interior já deixaram de utilizar esse plástico. Ela orienta a população a também adotar cuidados essenciais, entre eles fazer a higienização periódica do bebedouro e limpar o garrafão antes de colocá-lo nesse equipamento.

SIGA-NOS NO Google News