Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 1 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

GO: pioneiro na informatização do controle penitenciário

Agência Goiana de Comunicação - 17 de novembro de 2006 - 17:21

A Secretaria da Justiça se prepara para participar do Sistema Integrado de Gestão de Controle Penitenciário. Ele é fruto de uma parceria entre as polícias Civil e Militar, e as Secretarias de Segurança Pública e da Justiça e vai possibilitar um link com a Polícia Federal e Ministério da Justiça, abrindo as informações para as polícias internacionais. A iniciativa, pioneira no Brasil, é bancada com recursos do Tesouro Estadual de R$ 3 milhões, que já começaram a ser liberados pelo governo.

O novo sistema de identificação carcerária exige investimentos em equipamentos de informática e softwares, que vão ser instalados nas unidades prisionais. Os equipamentos e os leitores biométricos já foram instalados na Casa de Prisão Provisória, Penitenciária Odenir Guimarães e no Centro de Inserção Social Consuelo Nasser (o presídio feminino). Ao todo devem ser instalados 54 leitores.

Com esses aparelhos vai ser possível checar em tempo real a identificação do reeducando em situações de saída e entrada dos presídios a partir da impressão digital. Na tela do computador aparecem todos os seus dados cadastrais assim que for feita a leitura das papilares.

De acordo com o secretário da Justiça, Edemundo Dias de Oliveira Filho, o sistema significa um avanço tecnológico para a segurança penitenciária. “Poderemos evitar que presos deixem a cadeia com alvarás de outros presos, saiam disfarçados, que haja a troca de presos por parentes na saída. Além disso, vai facilitar a troca de informações entre os órgãos de segurança pública de Goiás e de outros Estados”, justificou.


SIGA-NOS NO Google News