Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

GO: Pai e filha morrem em queda de avião em shopping

Goiasnet - 12 de março de 2009 - 21:33

Uma aeronave de pequeno porte modelo EMB 712, prefixo PT-VFI, fabricada pela Embraer, caiu no estacionamento do Shopping Flamboyant, em Goiânia, no início da noite desta quinta-feira (12). O comando da Polícia Militar (PM) de Goiás e o Corpo de Bombeiros da capital goiana confirmam a morte de Kleber Barbosa da Silva, de aproximadamente 24 anos, e de Penélope Barbosa Correia, de apenas 5 anos, pai e filha, respectivamente, de acordo com o tenente Carlos Martins, da PM. Os dois estavam no avião.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Aeroporto de Goiânia ficou fechado das 18h às 19h14 para pousos e decolagens, por razões de segurança.

O tenente Martins informou que Barbosa da Silva teria agredido a mulher, Erica Santos, em Aparecida de Goiânia. De lá, o casal e a filha seguiram de carro pela BR-153 em direção a Anápolis. Na altura da cidade de Terezópolis de Goiás, o acusado agrediu novamente mulher usando um extintor de incêndio e a jogou para fora do veículo. Barbosa seguiu então para Brasília, onde roubou a aeronave de um piloto.

Segundo informações da Polícia Civil de Luziânia, a aeronave que caiu no shopping foi roubada do Aeroclube de Brasília, às 16h15. Segundo o Boletim de Ocorrência, o responsável legal pela aeronave, Horst Artur Guerra Gerhard Hoffmani, disse que um homem pediu para fazer um voo panorâmico com uma menina.

Ainda de acordo com a polícia, o piloto chegou a iniciar o taxiamento na pista do aeroclube para a decolagem, mas foi interrompido pelo homem, que sacou uma arma e pediu que o piloto parasse a aeronave e descesse. "O rapaz chegou com a filha e pediu um voo panorâmico. Na pista, o instrutor contou que o homem colocou uma arma na cabeça dele e mandou descer. Imediatamente acionamos a PM e a FAB", disse Hoffmani ao G1.

Segundo o relato do piloto à polícia, o homem teria dito: "Já matei uma pessoa hoje e posso matar mais uma". Depois ele seguiu com a aeronave para Goiânia.

Erica Santos está internada no Hospital de Urgência de Goiânia e ainda não sabe da morte da filha.

Segundo a PM, frequentadores do shopping não foram atingidos pela aeronave, apenas os carros - 23 no total - que estavam parados no estacionamento.

De acordo com o major Silvio Vasconcelos Nunes, da Polícia Militar de Goiás, a aeronave sobrevoou o espaço aéreo de Goiânia por várias horas. "Tivemos informações de que a aeronave foi identificada por volta das 13h e chegou a ser acompanhada por um avião da Força Aérea Brasileira até cair por volta das 17h40, porque estaria fazendo voos rasantes".

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirma o acidente, mas não tem detalhes sobre causas e número de vítimas. Uma equipe de peritos do órgão deve chegar ao local para apurar as causas do acidente.

Veja a íntegra da nota da Força Aérea Brasileira:

Com relação ao roubo da aeronave PT-VFI, pertencente ao aeroclube de Brasília, localizado em Luziânia - GO, e ocorrido na tarde de hoje, 12 de março, o Comando da Aeronáutica (COMAER) presta as seguintes informações:

• Ao ser notificado da ocorrência do roubo, o Primeiro Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I) informou o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) que, por sua vez, ordenou a imediata decolagem de aeronaves em alerta de defesa aérea.

• O acompanhamento por caças da FAB aconteceu durante todo o tempo em que o PT-VFI permaneceu em vôo, primeiramente, por um MIRAGE 2000 e, posteriormente, por um avião T-27 Tucano.

• Por medida de segurança, o COMDABRA determinou a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Goiânia, a fim de garantir a segurança das aeronaves em geral e, particularmente, para proporcionar as melhores condições de pouso para o PT-VFI.

• Até o momento em que a aeronave colidiu com o solo, os órgãos de controle de tráfego aéreo e os pilotos da FAB que acompanharam a aeronave roubada não conseguiram contato-rádio com o piloto do PT-VFI.

• Consumado o acidente aeronáutico, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) conduzirá as investigações necessárias a fim de identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência.

• Todos os procedimentos adotados pelo COMAER, através do COMDABRA, foram permanentemente acompanhadas pelo Exmo. Sr. Ministro da Defesa Dr Nelson Jobim.

Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

*Com informações da TV Anhanguera, G1 e Jornal O Popular.


SIGA-NOS NO Google News