Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

GO: HGG realiza primeiro transplante de rim

Agência Goiana de Comunicação - 27 de junho de 2005 - 09:43

Já está com previsão de alta médica para breve, a paciente que passou pela primeira cirurgia de transplante de rim no Hospital Geral de Goiânia. A cirurgia durou cerca de cinco horas e foi realizada pela equipe do nefrologista Ramon Ramos Filho. A paciente transplantada é uma moradora de Goiânia, de 43 anos de idade e que sofria de insuficiência renal crônica. Ela recebeu um rim doado pelo irmão, que se transformou no doador vivo relacionado.

Hoje, às 16 horas, o secretário da Saúde, Fernando Cupertino vai ao HGG visitar a mulher, que é a primeira paciente transplantada de uma instituição pública de saúde de Goiás. O nefrologista Ramon Ramos Filho, também vai estar presente e vai explicar a cirurgia.

Com o sucesso desse primeiro transplante, o HGG já está programando novas cirurgias que devem ser realizadas à medida em que os pacientes concluírem os exames operatórios necessários. A expectativa da unidade é iniciar o trabalho com doador cadavérico e colaborar para a redução do tempo de espera dos pacientes na lista dos receptores de rim de Goiás, que até agora eram atendidos pela Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e no Hospital Santa Genoveva.

SIGA-NOS NO Google News