Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

GO: Agrodefesa caça morcego que provocar raiva bovina

Agência Goiana de Comunicação - 10 de março de 2005 - 08:44

Preocupada com quatro focos de raiva bovina detectados este ano em Vianópolis, uma equipe da Agrodefesa da secretaria da Agricultura vai estar hoje no município para promover o controle populacional de três abrigos de morcegos hematófagos. Esse morcego provoca a raiva bovina. De acordo com gerente de Sanidade Animal, Willian Vilela, este ano, foram registrados em Goiás, 45 focos de raiva bovina em 24 municípios diferentes.

Os municípios mais atingidos foram Silvânia, Vianápolis Hidrolândia. Informou ainda Willian, que os municípios da região da Estrada de Ferro registraram maior foco de raiva. Um dos motivos é que a região possui grande número de bueiros e pontes, que servem de abrigos para o morcego.

De acordo com o gerente de Sanidade Animal, na primeira fase do trabalho serão revistados todos os abrigos e capturados os morcegos. Cerca de 10% desses morcegos apreendidos vão ser enviados ao laboratório da Agrodefesa para diagnóstico de raiva. Uma outra parte vai ser "tratada com pasta vampiricida" e solta novamente para contaminar os outros morcegos da colônia. Para cada morcego que receber o tratamento, cerca de 20 hematófagos vão ser contaminados e mortos, uma vez que o costume na colônia é de lamber uns aos outros.

SIGA-NOS NO Google News