Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

GO: Agricultores querem prazo maior para pagar dívidas

Agência Goiana de Comunicação - 23 de fevereiro de 2005 - 10:33

Um documento elaborado por representantes das federações de agricultura dos principais Estados produtores de grãos do país vai propor ao Governo o parcelamento dos empréstimos oficiais de custeio e de investimento do setor agrícola. A proposta será entregue no próximo dia 2 ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, em reunião marcada para ocorrer em Rio Verde. No dia 1º de março o ministro vai ser agraciado com o título de Cidadão Goiano.

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Macel Caixeta, a proposta sugere o pagamento de 20% da dívida de custeio ainda este ano e o restante dividido nos próximos quatro anos. As dívidas de investimento seriam pagas apenas após o vencimento da última parcela, que ocorre em 2006. Em 2005, os créditos de investimento em vencimento giram em torno de R$ 4 bilhões. A renegociação englobaria todas as culturas em dificuldades.

Segundo Caixeta, caso não seja possível a renegociação das dívidas, o setor pode enfrentar um quadro de grave crise. Ele aponta como principais problemas enfrentados pelo setor de grãos o estoque mundial muito elevado, juros altos, o mercado desprotegido, a desvalorização do dólar e a concorrência com países que fornecem subsídios elevados.

Na reunião de Rio Verde, no dia 2 de março, vão estar presentes os governadores Marconi Perillo, de Goiás; Blairo Maggi (MT); Zeca do PT (MS) e Joaquim Roriz (DF). O governador Marcelo Miranda, do Tocantins, deve ser convidado. Fonte: Goiás Agora/Radiobras

SIGA-NOS NO Google News