Cassilândia, Domingo, 05 de Abril de 2020

Últimas Notícias

23/02/2020 10:30

Glitter, pinturas e fantasias: veja dicas para proteger a pele no Carnaval

Governo de SP

 

Para muita gente, pular Carnaval também é o momento de usar glitter, maquiagem e de inventar fantasias. Quem gosta de brincar com o visual também precisa ficar atento a alguns cuidados para não prejudicar a pele durante a folia. A Secretaria da Saúde de São Paulo recomenda, por exemplo, buscar informações sobre a qualidade de produtos como glitter, maquiagens com glitter e tintas.

Por terem contato direto com a pele, esses produtos podem resultar em irritação, coceira e, em casos mais graves, até infecções. É essencial que eles sejam hipoalergênicos e tenham sido fabricados em laboratórios adequados (cuidado com as falsificações). A tinta, principalmente, precisa ser específica para uso corporal e seus componentes devem ser verificados para evitar possíveis quadros alérgicos.

“O ideal é que a pessoa teste o produto em uma pequena parte do corpo um ou dois dias antes de utilizá-lo em grande quantidade, para ter tempo de notar algum tipo de reação indesejada. A recomendação é limpar e hidratar bem a pele antes de aplicá-lo”, explica a dermatologista do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Maria Zélia, Tatiana Romeu Caliman.

A dermatologista lembra ainda que a limpeza deve ser feita antes da hidratação, com sabonetes e produtos específicos para cada tipo de pele. “Esses cuidados diminuem bastante o risco de sensibilização e quadros alérgicos”, diz.

A profissional aproveita para destacar a importância da utilização do protetor labial, principalmente antes da aplicação de glitter ou tinta na boca, e dá uma dica importnte: “Se a pessoa quiser colar o glitter para uma maior aderência ao brilho, pode passar um gloss transparente em qualquer parte do corpo para grudá-lo”, sugere Caliman.

Mais cuidados com o glitter

Também dermatologista do AME Maria Zélia, Millena Accetta Nadal reforça orientações sobre o uso desses produtos. “Na hora da aplicação, é necessário ter muito cuidado com a área dos olhos, onde a pele é sensível e fina. E, ainda, prestar atenção na região próxima ao nariz, para não inalar o produto e causar irritações na mucosa”, orienta. O glitter jamais deve ser aplicado em áreas com feridas, sensibilidade aumentada, secreção ou alergias.

Ao final da festa, a remoção dos produtos aplicados na pele deve ser feita com demaquilantes à base de óleo comum ou bifásico, que não agridem a pele. Para não machucar a pele, o produto pode ser aplicado em um algodão e passado sem esfregar ou friccionar a pele, em movimentos circulares. Com os cuidados corretos na aquisição e aplicação de produto festivos, é possível ter um carnaval sem preocupações.

Protetor solar, roupas e fantasias

A utilização de protetor/bloqueador solar também é de extrema importância, com aplicação a cada duas horas e reaplicação sempre que chover. “A recomendação principal é sempre utilizar protetor solar antes de aplicar qualquer produto, até mesmo para prevenir que a pele queime/bronzeie e fique com manchas nos locais onde foram colocados glitter, tintas e outros adereços”, explica Nadal.

Com o calor e exposição ao sol, o recomendado é vestir roupas leves e claras, pois evitam o suor em excesso e preservam o protetor solar na pele por mais tempo. Com peças de roupa ou fantasias que deixam o corpo mais exposto, a atenção com o protetor solar deve ser redobrada. Chapéus e bonés também reduzem a exposição aos raios solares, mas não substituem o uso do protetor solar.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 05 de Abril de 2020
Sábado, 04 de Abril de 2020
19:44
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)