Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Giroto reassume Secretaria de Obras para garantir agilidade de projetos

Noticias MS - 04 de abril de 2013 - 06:47

Campo Grande (MS) – O governador André Puccinelli anunciou nesta quarta-feira, em Campo Grande, que a decisão de fazer o deputado federal Edson Giroto ocupar novamente o cargo de secretário de Obras Públicas e de Transportes visa reforçar a equipe técnica do Governo do Estado para garantir que os recursos conquistados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para os projetos do BNDES Estados sejam executados e liberados com agilidade.

A perspectiva do governador André Puccinelli é dar início às obras já no próximo mês. “Se o Governo Federal não falhar, a expectativa é darmos as ordens de serviço agora no mês de maio. Então eu preciso da expertis, da experiência do Giroto, que aumentaram muito com o tempo que ele passou em Brasília como deputado federal, para fazer estes projetos andarem”, ressaltou Puccinelli.


O BNDES aprovou financiamento de R$ 733,5 milhões ao Estado de Mato Grosso do Sul para viabilizar a execução do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional. Dentre os projetos estão as operações das linhas de Logística – Modal Rodoviário e BNDES Estados que contemplam obras viárias, construção e ampliação de unidades universitárias, construção de hospital e apoio aos Arranjos Produtivos Locais. “O Giroto representa um reforço para nossa Secretaria de Obras para execução destes projetos, que não são somente obras de infraestrutura”, declarou o governador ao reforçar a importância do trâmite conquistado pelo deputado no Congresso Nacional e ao próprio Governo Federal.


A principal preocupação do governador é de que Mato Grosso do Sul tenha garantias de que os recursos conquistados através do BNDES Estados sejam executados e que não haja atraso no andamento das liberações e nem se perca o recurso já conquistado.


Os recursos disponibilizados através do BNDES correspondem a 60,6% dos projetos, orçados em R$ 1,2 bilhão. Além de garantir a quitação do financiamento, o Estado será responsável pelo investimento direto do montante complementar com recursos próprios.


Obras


O recurso será aplicado na pavimentação e readequação de 422 km de rodovias, revitalização de outros 696,4 km e implantação e adequação de intercessões e acessos, beneficiando 29 municípios sul-mato-grossenses. Essas obras serão responsáveis pela geração de três mil postos de trabalho.


Em Campo Grande, a construção da unidade universitária da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vai empregar 300 profissionais de ensino superior, beneficiando 1,8 mil alunos e 24 mil usuários de serviços de saúde. Já a ampliação da unidade da instituição em Dourados vai abrir vagas para 50 novos profissionais, aumentando a oferta de vagas em mais de 500 estudantes.


Com a construção do Hospital Regional de Três Lagoas, serão criados 400 empregos. A obra vai beneficiar 250 mil pessoas, com previsão de 7,5 mil internações e 84 mil atendimentos ambulatoriais por ano.


Outro item contemplado é o apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), a partir da estruturação de atividades tradicionais desenvolvidas pelas comunidades e de iniciativas que visem a organizar novas áreas econômicas, com o uso sustentável dos recursos naturais da região. Essas atividades deverão gerar 600 empregos diretos, beneficiando um público total de mil pessoas.


Por Luciana Bomfim e Gizele Oliveira

SIGA-NOS NO Google News