Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ginástica artística é dos esportes mais populares do PAN

Priscila Machado - Notícias do Rádio - 15 de março de 2007 - 07:28

O dicionário define ginástica como o ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. Na Grécia Antiga, a ginástica era usada no treinamento militar. Naquela época, os exercícios eram praticados, geralmente, por pessoas nuas. Daí o significado da palavra no idioma grego: exercitar-se nú. No século 2 a.C., homens e mulheres realizavam o salto do touro. A modalidade consistia em uma corrida em direção ao touro, em que os atletas seguravam os chifres do animal e executavam uma acrobacia no ar para tentar cair em sua garupa. Algo semelhante a modalidade atual, o salto sobre o cavalo. A ginástica passou por uma série de modificações até chegar à forma como é praticada hoje. A criação das regras e aparelhos aconteceu em 1811, na Alemanha. Em 1896, o esporte foi incluído no programa oficial das Olimpíadas de Atenas, com a participação apenas dos homens. As mulheres estrearam nos jogos de 1928. Desde então, a ginástica artística é considerada um dos três esportes principais das Olimpíadas, ao lado do atletismo e da natação. A coordenadora da seleção brasileira de ginástica, Eliane Martins, explica as diferentes modalidades existentes no esporte.

"Antigamente, tinha a denominação de ginástica Olímpica, porque era a única ginástica que fazia parte do programa dos Jogos Olímpicos. Hoje, no Brasil, é denominada como ginástica artística. Essa é a nomenclatura correta. A ginástica artística é praticada por homens e mulheres. No feminino, temos quatro aparelhos: salto, paralela, trave e o solo. No masculino, são seis aparelhos: solo, cavalo com alças, argolas, salto, paralela simétrica e barra fixa". disse a coordenadora da seleção brasileira de ginástica artística - Eliane Martins.


A ginástica artística estreou nos Jogos Pan-americanos em 1951, em Buenos Aires. A última mudança no esporte gerou polêmica. Na Olimpíada de Atenas, em 2004, a nota dez foi abolida.

SIGA-NOS NO Google News