Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/03/2007 07:28

Ginástica artística é dos esportes mais populares do PAN

Priscila Machado - Notícias do Rádio

O dicionário define ginástica como o ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. Na Grécia Antiga, a ginástica era usada no treinamento militar. Naquela época, os exercícios eram praticados, geralmente, por pessoas nuas. Daí o significado da palavra no idioma grego: exercitar-se nú. No século 2 a.C., homens e mulheres realizavam o salto do touro. A modalidade consistia em uma corrida em direção ao touro, em que os atletas seguravam os chifres do animal e executavam uma acrobacia no ar para tentar cair em sua garupa. Algo semelhante a modalidade atual, o salto sobre o cavalo. A ginástica passou por uma série de modificações até chegar à forma como é praticada hoje. A criação das regras e aparelhos aconteceu em 1811, na Alemanha. Em 1896, o esporte foi incluído no programa oficial das Olimpíadas de Atenas, com a participação apenas dos homens. As mulheres estrearam nos jogos de 1928. Desde então, a ginástica artística é considerada um dos três esportes principais das Olimpíadas, ao lado do atletismo e da natação. A coordenadora da seleção brasileira de ginástica, Eliane Martins, explica as diferentes modalidades existentes no esporte.

"Antigamente, tinha a denominação de ginástica Olímpica, porque era a única ginástica que fazia parte do programa dos Jogos Olímpicos. Hoje, no Brasil, é denominada como ginástica artística. Essa é a nomenclatura correta. A ginástica artística é praticada por homens e mulheres. No feminino, temos quatro aparelhos: salto, paralela, trave e o solo. No masculino, são seis aparelhos: solo, cavalo com alças, argolas, salto, paralela simétrica e barra fixa". disse a coordenadora da seleção brasileira de ginástica artística - Eliane Martins.


A ginástica artística estreou nos Jogos Pan-americanos em 1951, em Buenos Aires. A última mudança no esporte gerou polêmica. Na Olimpíada de Atenas, em 2004, a nota dez foi abolida.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)