Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gilberto Gil vistoria obras em Corumbrá

João Prestes - APn - 24 de novembro de 2003 - 12:58

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, vai a Corumbá na quarta-feira para vistoriar as obras de recuperação do patrimônio histórico da cidade e lançar o Museu da História do Homem do Pantanal e Memorial do Homem Pantaneiro, entre outros atos. A chegada de Gil está prevista para as 21 horas de amanhã, no aeroporto de Corumbá. Ele pernoita no Hotel Barco Millenium, estacionado no Porto Geral.

A visita de Gilberto Gil a Corumbá está marcada há meses e deveria ser para inaugurar as obras de restauração da Praça Generoso Ponce, executadas através do Programa Monumenta, em parceria entre o governo federal, governo do Estado e prefeitura. Houve um atraso no cronograma das obras e ao invés de inaugurar, Gil vai apenas vistoriar a praça, às 9 horas da quarta-feira. Em seguida o ministro e comitiva descem a Escadinha da XV, já restaurada, e visitam a Exposição Viola-de-Cocho no Instituto Luís de Albuquerque.

Ainda pela manhã Gilberto Gil caminha pelo Porto Geral, conhecendo os prédios antigos que serão restaurados através do Programa Monumenta. Às 10h30 a comitiva visita o prédio Vasquez e Filhos onde Gil assina ordem de serviço para restauração do imóvel, lança o Museu do Homem do Pantanal (que será implantado no prédio Wanderlei Baís), conhece o projeto museográfico de Corumbá e assina outros atos de cooperação e convênios.

Monumenta – Em Corumbá, estão sendo investidos R$ 8 milhões pelo Programa Monumenta. As primeiras obras entregues foram a Escadinha e a Praça da Rua XV de Novembro, completamente restauradas. Está em andamento a revitalização da Praça Generoso Ponce, que contará com um palco fixo para grandes eventos, réplica do que existiu ali no passado, preservando os detalhes arquitetônicos. A obra deve estar concluída antes do fim do ano.

A próxima etapa será a implantação do Museu, revitalização do Casario e do Porto Geral. Para dar prosseguimento às obras, o governo do Estado está construindo o muro de contenção no Rio Paraguai, impedindo que as águas transbordem e danifiquem as edificações.

Está previsto no projeto, também, todo o calçamento do porto, com implantação da infra-estrutura necessária. O governo do Estado prevê investir R$ 1,5 milhão na obra, contrapartida obrigatória para a continuidade da liberação de recursos federais ao Programa Monumenta.


SIGA-NOS NO Google News