Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gil: "Sou ‘hacker’ em espírito e vontade"

Bruno Bocchini/ABr - 31 de janeiro de 2005 - 09:51

Porto Alegre – O ministro da Cultura, Gilberto Gil, defendeu neste 5° Fórum Social Mundial o uso do software livre. Gil afirmou ser "hacker" em espírito e vontade, posição que, segundo ele, significa "ter postura humanista, de quem busca a construção de uma nova cidadania, da sociedade da informação".

"Sou ministro, sou músico, mas sou, sobretudo, um ‘hacker’ em espírito e vontade. Todos aqui sabem que sou um defensor, um praticante, quase mesmo um usuário, espero ainda um dia poder ser totalmente um usuário, um entusiasta sem dúvida do software livre, dos instrumentos de realização de redes virtuais e remotas dos programas de inclusão digital".

O termo hacker, em seu sentido original significa "programador habilidoso" e, segundo o ministro, está vinculado à solidariedade, "cada vez mais presente na música, na mídia, nas ciências humanas, nos projetos sociais e nos governos. Hackers criam, inovam, pesquisam, alargam e aprofundam o saber. Resolvem problemas e têm uma crença radical no compartilhamento de informação e de experiências. Exercitam a liberdade e a ajuda mútua, voluntária", disse.

Gil, que participou de inúmeras atividades no fórum, deixou claro durante a palestra "Implicações Sociais das Revoluções Digitais" sua preferência pelo tema do software livre. "Confesso a vocês que a minha agenda, o meu território, o meu movimento, enfim, aquilo que me parece mais contemporâneo e desafiador, está aqui. Eis a minha escolha pessoal e intransferível".

O ministro da Cultura também propôs o lançamento da campanha "Convocação Global Pela Liberdade Digital da Humanidade", uma alusão à campanha "Chamada Global para a Ação Contra a Pobreza", lançada no último dia 27 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no FSM. "Quero propor a vocês a constituição imediata, a partir deste encontro, de uma convocação global pela liberdade digital da humanidade, complementar a convocação global pela erradicação da pobreza, lançada por diversas organizações não-governamentais (ONGs) neste fórum e abraçada pelo presidente Lula", afirmou.

SIGA-NOS NO Google News