Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/01/2005 09:51

Gil: "Sou ‘hacker’ em espírito e vontade"

Bruno Bocchini/ABr

Porto Alegre – O ministro da Cultura, Gilberto Gil, defendeu neste 5° Fórum Social Mundial o uso do software livre. Gil afirmou ser "hacker" em espírito e vontade, posição que, segundo ele, significa "ter postura humanista, de quem busca a construção de uma nova cidadania, da sociedade da informação".

"Sou ministro, sou músico, mas sou, sobretudo, um ‘hacker’ em espírito e vontade. Todos aqui sabem que sou um defensor, um praticante, quase mesmo um usuário, espero ainda um dia poder ser totalmente um usuário, um entusiasta sem dúvida do software livre, dos instrumentos de realização de redes virtuais e remotas dos programas de inclusão digital".

O termo hacker, em seu sentido original significa "programador habilidoso" e, segundo o ministro, está vinculado à solidariedade, "cada vez mais presente na música, na mídia, nas ciências humanas, nos projetos sociais e nos governos. Hackers criam, inovam, pesquisam, alargam e aprofundam o saber. Resolvem problemas e têm uma crença radical no compartilhamento de informação e de experiências. Exercitam a liberdade e a ajuda mútua, voluntária", disse.

Gil, que participou de inúmeras atividades no fórum, deixou claro durante a palestra "Implicações Sociais das Revoluções Digitais" sua preferência pelo tema do software livre. "Confesso a vocês que a minha agenda, o meu território, o meu movimento, enfim, aquilo que me parece mais contemporâneo e desafiador, está aqui. Eis a minha escolha pessoal e intransferível".

O ministro da Cultura também propôs o lançamento da campanha "Convocação Global Pela Liberdade Digital da Humanidade", uma alusão à campanha "Chamada Global para a Ação Contra a Pobreza", lançada no último dia 27 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no FSM. "Quero propor a vocês a constituição imediata, a partir deste encontro, de uma convocação global pela liberdade digital da humanidade, complementar a convocação global pela erradicação da pobreza, lançada por diversas organizações não-governamentais (ONGs) neste fórum e abraçada pelo presidente Lula", afirmou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)