Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gigantes, Corinthians e Santos iniciam disputa por título estadual

FPF - 12 de maio de 2013 - 10:00

Grandes clubes do futebol brasileiro, Corinthians e Santos começam a decidir, às 16h deste domingo, no estádio do Pacaembu, o Paulistão Chevrolet 2013. Maior vencedor do torneio, o time da capital vai em busca de seu 27º troféu, enquanto a equipe do litoral, dona de 20 títulos estaduais, tentará o inédito tetracampeonato da era profissional.

Na primeira fase, o Corinthians fez apenas a quinta melhor campanha, com 35 pontos. Contra a Ponte Preta, nas quartas de final, o time do técnico Tite não tomou conhecimento do adversário e aplicou 4 a 0 em pleno Moisés Lucarelli. Na fase semifinal, contra o rival São Paulo, o atual campeão mundial se classificou nos pênaltis após empate por 0 a 0 no tempo normal.

Até a final do Mundial Interclubes de 2012, o Corinthians demonstrava um futebol cuja marcação era impecável e a saída para o ataque era veloz. Porém, na atual temporada, o alvinegro da capital não tem repetido as mesmas atuações, mas nada que não possa melhorar já nesta final, segundo o zagueiro Paulo André. “Se a gente conseguir que cada jogador melhore 10%, vamos acelerar a transição entre a defesa e o ataque. O resultado coletivo vai ser melhor e vamos ter mais chances de gols”.

Nessa primeira partida da decisão, o técnico Tite segue sem poder contar com o meia Renato Augusto, que ainda se recupera de lesão muscular na coxa direita. Outro que não fica à disposição por problema médico é o zagueiro Chicão, com dores lombares. Guilherme Andrade, submetido a uma cirurgia de ligamento cruzado no joelho direito ficará mais alguns meses de fora.

Já o Santos, que na primeira fase ficou na terceira posição, com 39 pontos, recebeu o Palmeiras logo nas quartas de final. Após empate por 1 a 1, o time da Baixada Santista venceu nos pênaltis. Na fase seguinte, contra o Mogi Mirim, ocorreu exatamente a mesma situação do encontro com o alviverde: 1 a 1 no tempo normal e vaga na final ganha nas penalidades.

Invicto a 16 partidas na temporada, o Santos tem sido bastante criticado por seus torcedores devido ao futebol aquém do esperado. Um exemplo é a última partida feita pelo clube, na quarta-feira contra o Joinville, onde tomou alguns sustos com chutes perigosos da equipe catarinense. Na visão do volante Renê Júnior, o que realmente importa é quem fica com o troféu. “Às vezes, as pessoas falam de grande atuação, mas estamos há 16 jogos sem perder e tendo essas atuações. Imagina se estivéssemos bem. mais importante nesse momento é vencer e trazer títulos ao Santos”, disse o jogador.

Para sorte de Muricy Ramalho, o único atleta que ficará de fora é o meia Montillo, com estiramento na coxa esquerda. Com essa ausência, o comandante santista terá algumas opções na escalação. Se optar por jogar com Felipe Anderson ou Patito Rodrigues, o esquema será praticamente o mesmo, já que as características dos atletas são parecidas. Outro hipóteses é se Muricy colocar o volante Marcos Assunção no onze inicial. Neste caso, o camisa 20 priorizaria a marcação junto com Renê Júnior, liberando Arouca para ajudar na criação.

Segundo o portal Futpédia, Corinthians e Santos já jogaram pela elite estadual 102 vezes quando o mando da partida é do time da capital. Nestes confrontos tivemos 50 triunfos corintianos, contra 28 vitórias santistas, sendo outros 24 empates. Em termos de gols, a vantagem do clube paulistano é ainda maior: 214 a 142.

Ficha Técnica

Corinthians: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Romarinho, Emerson Sheik e Paolo Guerrero.
Técnico: Tite.

Santos: Rafael; Rafael Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Felipe Anderson (Patito ou Marcos Assunção); Neymar e Miralles (André).
Técnico: Muricy Ramalho.

Árbitro: Wilson Luiz Seneme;
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Anderson Jose de Moraes Coelho;
Quarto árbitro: Thiago Duarte Peixoto;
Assistentes adicionais: Flávio Rodrigues Guerra e Raphael Claus;
Local: estádio do Pacaembu, São Paulo;
Data: dia 12, às 16h.

SIGA-NOS NO Google News